Browsing by Author "Esparteiro, Bernardo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundárioPublication . Esparteiro, Bernardo; Santos, AlexandraO Relatório Final de Estágio enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), unidade curricular inserida no segundo ano do curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Piaget de Almada – ISEIT. O presente relatório espelha o desenvolvimento das competências a adquirir pelo professor estagiário no ensino da disciplina de Educação Física, principalmente no que respeita ao seu sentido reflexivo, de investigação e interrogação face às situações com que se depara. O estágio trata-se de um contexto real de ensino, acompanhado por um professor orientador e um professor cooperante (prática de ensino supervisionada), com vários anos de experiência. Este acompanhamento torna-se fundamental no processo de ensino aprendizagem e na aquisição de ferramentas para a prática enquanto futuro professor de Educação Física. Outras competências são desenvolvidas com a observação e interação com outros professores. Desta forma, a realização deste relatório teve como base um olhar crítico sobre todas as tarefas realizadas durante o estágio pedagógico. Inicialmente foi realizado um enquadramento da prática de ensino supervisionada, que aborda as principais expetativas como estagiário, os recursos da escola, entre outros pontos. Seguidamente em termos estruturais, o relatório está construído de acordo com as áreas que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor do Ensino Básico e Secundário: Dimensão Profissional, Social e Ética; Dimensão de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem; Dimensão de Participação na Escola e de Relação com a Comunidade e Dimensão de Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida.
