Browsing by Author "Elias, Beatriz Ministro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto do Marketing Interno na compatibilidade de objetivos interdepartamentais e na satisfaçaão do cliente numa agência de publicidadePublication . Elias, Beatriz Ministro; Rosário, AlbéricoO marketing interno representa um papel fundamental no desenvolvimento de uma empresa centrada no cliente ao motivar e direcionar os colaboradores com o objetivo de atingirem, em conjunto, os objetivos organizacionais. Empresas de prestação de serviços têm vindo a demonstrar uma preocupação na melhoria da comunicação interna com o objetivo de reduzir o isolamento interdepartamental, incentivando assim a cooperação interpessoal de forma a, consequentemente, atingir uma maior satisfação do cliente. A presente dissertação tem como principal objetivo analisar a relação entre práticas de marketing interno, a compatibilidade de objetivos e o grau de percepção dos colaboradores relativamente à satisfação do cliente no setor da publicidade em Portugal, em específico, no Publicis Groupe. Através da divisão em duas amostras: colaboradores do departamento de contacto e colaboradores pertencentes ao departamento criativo, foi possível uma análise comparativa mais direcionada, possibilitando a demonstração das diferenças existentes nos dois departamentos com o intuito de perceber quais as dimensões que devem ser mantidas, melhoradas ou, por fim, abandonadas. Após a análise estatística verificou-se que no departamento de contacto, todas as hipóteses formuladas nesta investigação foram suportadas, sendo que o marketing interno tem impacto positivo na compatibilidade de objetivos bem como na satisfação do cliente e a compatibilidade de objetivos tem impacto positivo na satisfação do cliente. No entanto, no departamento criativo verificou-se que apenas a relação entre o marketing interno e a satisfação do cliente foi suportada.