Browsing by Author "Duarte, Isabel Maria Guerreiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O capital da marca para o destino Comporta: a perceção da marca Comporta enquanto destino turístico pelos compradores de imóveis e turistasPublication . Duarte, Isabel Maria Guerreiro; Xara-Brasil, DuarteO presente estudo tem como objetivo estudar as dimensões do capital da marca do ponto de vista do consumidor e perceber como é que a marca destino Comporta é percecionada por compradores de imóveis e turistas. Numa época em que os mercados estão cada vez mais competitivos e em que o turismo se tem vindo a revelar um importante motor para as economias, os destinos turísticos têm cada vez mais necessidade de se diferenciar e, consequentemente, de acrescentar valor às respetivas marcas de destino. A metodologia deste estudo incluiu revisão da literatura sobre a temática dos destinos turísticos, das marcas de destino, do capital da marca e suas dimensões, observação participante e aplicação de um questionário a uma amostra de 364 indivíduos. Os dados recolhidos foram tratados através da análise descritiva e da análise fatorial exploratória. Os resultados da aplicação do inquérito indicam que as dimensões da marca Comporta – notoriedade, imagem, associações, qualidade e fidelidade são percecionadas positivamente pelos compradores de imóveis e turistas. Os resultados confirmaram, também, a existência de relação entre todas as dimensões propostas e a importância de todas para a avaliação do destino. Foi concluído, ainda, que a marca destino Comporta é percecionada positivamente e de forma semelhante quer por proprietários de imóveis quer por visitantes. O estudo tem implicações para as instituições interessadas – empresa Herdade da Comporta, juntas de Freguesia da Comporta e do Carvalhal, municípios de Alcácer do Sal e de Grândola e para comerciantes e empresários da Região, ao aferir da perceção de turistas e compradores em relação à marca destino Comporta e, ao mesmo tempo, salientar aspetos que devam ser melhorados.