Browsing by Author "Duarte, Ana Catarina Braga"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel do empreendedor nos processos de transformação digital: estudos de caso em empresasPublication . Duarte, Ana Catarina Braga; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Alves, RuiSendo a Transformação Digital um acontecimento atual, é importante perceber como as empresas adotam os seus procedimentos, com base nas decisões do empreendedor, acompanhando assim as mudanças que ocorrem a nível digital. O presente estudo pretende discutir o papel do empreendedor nos processos de Transformação Digital, uma vez que é fundamental entender as características que a liderança deve apresentar para responder às necessidades atuais do mercado e assim promover a inovação. Desta forma, os objetivos específicos do presente estudo baseiam-se na caracterização das empresas selecionadas e do modo como o empreendedor influencia a equipa e processos de Transformação Digital, bem como na análise das estratégias adotadas e adaptação às inovações tecnológicas. Outro objetivo específico baseia-se em compreender a influência das capacidades dinâmicas e das capacidades organizacionais em empresas do setor tecnológico. Através de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, foi aplicado um guião de entrevista baseado nas referências analisadas na revisão da literatura. O guião de entrevista encontra-se estruturado com as capacidades dinâmicas (Sensing, Seizing e Transforming) e com as capacidades organizacionais identificadas no estudo de Konopik et al. (2022), nomeadamente a Estratégia e Ecossistema, Pensamento de Inovação, Tecnologias de Transformação Digital, Dados, Operações, Conceção Organizacional e Liderança de Transformação Digital. Este guião possibilitou a recolha de informação junto de três profissionais de empresas distintas, cujas respostas foram analisadas e comparadas de forma a responder aos objetivos da presente investigação. Este estudo permitiu conhecer e analisar diferentes realidades e distintos perfis de liderança, pelo que se constatou que os empreendedores/líderes são responsáveis por promover experiências aos colaboradores através da utilização de software; devem implementar uma cultura que procura novas tecnologias e inovação (promover um mindset digital); devem participar em conferências e realizar estudos de caso, de forma a estarem atualizados sobre tendências tecnológicas; devem proporcionar formações aos colaboradores sobre as plataformas a serem adotadas, assim como os lideres devem estar recetivos à mudança, pois são os motores e os impulsionadores para que as transformações ocorram nas empresas.