Browsing by Author "Duarte, Ana Catarina"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Anti-fibrotic nintedanib—a new opportunity for systemic sclerosis patients?Publication . Duarte, Ana Catarina; Santos, Maria José; Cordeiro, AnaSystemic sclerosis is a connective tissue disease characterized by progressive skin thickening and a wide spectrum of internal organ involvement. Pathogenesis includes vasculopathy, inflammation, and fibrosis. Although immunosuppressants such as cyclophosphamide and mycophenolate mofetil have shown some benefit in interstitial lung disease management, it is still a major cause of morbi-mortality in these patients. Therefore, there is a current need for new therapies. Here, we report a 65-year-old female patient with limited cutaneous systemic sclerosis, anti-topoisomerase-positive and extensive lung disease. The patient developed progressive lung fibrosis under several immunosuppressants and was started on nintedanib, with clinical and functional stabilization. Nintedanib is a tyrosine-kinase inhibitor that blocks several profibrotic pathways, inhibiting proliferation and migration of fibroblasts and decreasing the synthesis of extracellular matrix proteins. It is approved for idiopathic lung fibrosis and has demonstrated good results in inhibiting migration and proliferation of systemic sclerosis dermal fibroblasts, constituting a promising agent for systemic sclerosis-associated lung fibrosis.
- O jogo como recurso de motivação e aprendizagem das ciências no 1.º cicloPublication . Duarte, Ana Catarina; Figueiroa, AlcinaA temática deste Relatório Final “O jogo como recurso de motivação e aprendizagem das ciências no 1º ciclo” relativo ao curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básico, surge de forma a colmatar as dificuldades e o desinteresse encontrados na turma em estudo, na área das ciências. O jogo didático, surge assim como estratégia motivacional para despertar o interesse e a vontade de aprender. Sendo a área das ciências fundamental para que se desenvolvam crianças conhecedoras do mundo à sua volta, o ensino destas não deve ser um momento transmissor de saberes, mas sim construtor de saberes, em que o aluno é o próprio a construir o seu conhecimento (Carneiro, 2013). Para isso foi experienciada a implementação do jogo didático como recurso de motivação e aprendizagem/consolidação das ciências numa sala de aula, com a turma do 3º C da Escola Básica Quinta do Campo em Corroios. O método de investigação ao qual se recorreu foi um estudo de caso, tendo uma amostra de 26 alunos da referida turma. Utilizou-se uma abordagem quantitativa e qualitativa, recorrendo a dois inquéritos por questionário, grelhas de observação e análise documental, como recolha de dados. Os resultados obtidos denunciaram que todas as crianças gostam de jogos e que a sua realização motivou-os e obtiveram melhores resultados. Desta forma, foi possível concluir que a promoção de aprendizagens, foi facilitada e que os alunos se sentiram motivados, tendo sido ultrapassadas diversas dificuldades e desenvolvendo o gosto pela área das ciências.
