Browsing by Author "Diogo, Marlene Alexandra Lourenço"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Inclusão e diferenciação pedagógica: não deixar ninguém de foraPublication . Diogo, Marlene Alexandra Lourenço; Moura, Ana FranciscaO presente relatório é decorrente do projeto de investigação realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como tema central o processo de inclusão e diferenciação pedagógica em contextos de creche e jardim-de-infância. O objetivo foi, ao longo dos períodos de estágio, observar de que forma as educadoras cooperantes atuavam perante o processo de inclusão e de que forma eu, enquanto estagiária, poderia intervir de modo a potencializar essas situações, procurando sempre o benefício das crianças. A investigação foi realizada durante os dois períodos de estágio em Creche e Jardim-de-Infância, ao longo do relatório são retratadas duas realidades diferentes, no modo de intervir em contextos de inclusão com crianças com necessidades educativas especiais. No decorrer do relatório estas duas realidades são objeto de análise e reflexão, assim como as minhas próprias intervenções enquanto estagiária e a importância que é dada à relação afetiva entre o adulto de referência e as crianças. Este projeto tem como base uma investigação qualitativa conduzida pelos princípios orientadores da investigação-ação, tendo sido realizado com recurso a alguns instrumentos de análise e interpretação de dados, nomeadamente: a observação participante e não participante nos diversos momentos da rotina, notas de campo recolhidas durante os períodos de estágio, registos audiovisuais, intervenções realizadas e ainda entrevistas, realizadas às educadoras cooperantes. No capítulo das considerações finais são descritas reflexões acerca das experiências vivenciadas, bem como sobre a complexidade associada ao tema em questão: o processo de inclusão em contextos diferenciados.