Browsing by Author "Dias, Marta Alexandra Ferreira Rodrigues"
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- As histórias infantis como recurso pedagógico para a compreensão da diversidade das criançasPublication . Dias, Marta Alexandra Ferreira Rodrigues; Correia, IsabelO presente relatório realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar tem como principal objetivo perceber de que modo as histórias infantis podem ser mobilizadas como um recurso pedagógico para a compreensão, acolhimento e valorização da diversidade das crianças. A metodologia utilizada alicerça-se na investigação qualitativa e é orientada pelos princípios da investigação-ação. A investigação foi realizada em dois contextos educativos de estágio, creche e de jardim de infância. Para que este estudo fosse possível contou com a participação das educadoras e das crianças, destas últimas através das atividades que realizei com elas. Para a recolha de informação recorri a várias técnicas e instrumentos, nomeadamente observações participantes, entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental, conversas informais, reflexões cooperadas, registos multimédia e notas de campo. Com base nas experiências dos estágios procurei evidenciar o que vivi e aprendi junto das crianças e das equipas pedagógicas, bem como as dificuldades sentidas e a forma como as mesmas foram ultrapassadas. A análise e interpretação de todas as informações recolhidas, bem como as intervenções realizadas, permitiu compreender que o educador tem um papel crucial no que diz respeito ao acolhimento, compreensão e à valorização da diversidade das crianças, mas para tal, necessita de conhecer verdadeiramente o grupo de crianças e a história de vida de cada uma. Neste sentido, é primordial escutá-las e valorizá- las, de forma a permitir a construção de ambientes educativos inclusivos. Através das intervenções realizadas, constatei que as histórias são um bom recurso pedagógico para se explorar a diversidade das crianças no que respeita às diferentes formas de ser e de aprender das crianças, uma vez que através delas se pode evidenciar a individualidade de cada criança, compreendê-la, respeitá-la e proporcionar-lhes espaços de participação em todos os processos de aprendizagem e desenvolvimento.