Browsing by Author "Dias, Joana Catarina Morujão Canossa"
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- A Motivação da equipa como estratégia de gestão: Contributos para a construção da qualidade em USFPublication . Dias, Joana Catarina Morujão Canossa; Martins, Maria ManuelaTal como noutras instituições de saúde, também nas USF, os gestores da equipa devem procurar desenvolver estratégias motivacionais que permitam atingir os indicadores contratualizados, contribuindo dessa forma para a construção da qualidade dos serviços. Nesse sentido, é cada vez mais importante o estudo e o desenvolvimento de novas práticas de gestão que contemplem o nível motivacional dos profissionais da equipa. Métodos: Estudo de natureza qualitativa, fundamentado nos princípios da fenomenologia, através da realização de uma entrevista semiestruturada aos profissionais da equipa multidisciplinar da USF e notas de campo do investigador. A análise do conteúdo das entrevistas seguiu os princípios de Bardin com recurso ao programa de análise de conteúdo Atlas.ti9. Resultados: O estudo permitiu concluir que os principais fatores de motivação da equipa USF em estudo são “gostar do que se faz”, bom relacionamento interpessoal, reconhecimento e método de trabalho. Em relação a diferenças de motivação entre os grupos profissionais, realça-se o método de trabalho por enfermeiro de família como fator de motivação mais focado por esta categoria profissional, ao passo que na categoria dos médicos, foram realçados o trabalho em equipa e o reconhecimento pelo utente. Como estratégias de motivação mais significativas para a equipa foram referidas a criação de momentos informais entre os profissionais, reuniões periódicas de equipa, melhorar a comunicação e o reconhecimento/ estímulo positivo pelo coordenador, a formação e o envolvimento de todos os elementos na estratégia da USF. Discussão: Os resultados do estudo vão ao encontro de outros achados na literatura revista em relação aos fatores de motivação/ desmotivação das participantes. No geral, concluiu-se que as participantes gostam mais de seu trabalho, do que do ambiente de trabalho. Quanto às estratégias de gestão da motivação, a análise dos resultados parece concordar, por exemplo com as conclusões do estudo de Silva (2013) e Gomes (2017) que focaram como estratégias de motivação: a confiança, o trabalho em equipa, o estímulo à participação dos colaboradores, o respeito pela sua opinião, bem como o reconhecimento e valorização profissional, formação e o relacionamento interpessoal. Conclusão: Sendo um estudo fenomenológico, o objetivo principal foi compreender o fenómeno em estudo neste contexto particular. Por ser uma USF pequena não se pode transpor estes resultados para outras unidades no entanto, permitiu conhecer melhor a motivação dos profissionais da USF em questão, o que contribuirá para desenvolver na prática estratégias que melhorem a motivação da equipa e consequentemente a qualidade dos cuidados prestados