Browsing by Author "Dias, Francisco João Pereira"
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- Implementação de um modelo de Marketing Relacional na boutique de retalho independente, A RelíquiaPublication . Dias, Francisco João Pereira; Valentim, LuísO presente projeto profissional de conclusão de Mestrado em Gestão de Marketing no IPAM prende-‐se com a aplicação de um plano de marketing relacional na loja de retalho independente “A Relíquia”. Localizada em Casal de Cambra-‐Sintra, a loja entrou no mercado em 2000 e comercializa vestuário feminino e masculino. O target da loja é feminino e as marcas de roupa que englobam o estabelecimento são também maioritariamente de senhora. Mas, a grande mais-‐valia da “Relíquia” é para além da qualidade dos seus produtos e serviço, a preocupação com o cliente. Na realização do projeto desenvolveram-‐se pesquisas bibliográficas aos temas comércio tradicional, Marketing Relacional, plano de marketing e redes sociais, por forma a reter conhecimentos para o desenvolvimento do projeto. De seguida, foram efetuados inquéritos às clientes, tendo este método quantitativo servido para concluir que a maioria das clientes está satisfeita com os produtos, atendimento e serviço da loja, existindo apetência para recomendar o estabelecimento. Nas entrevistas realizadas é de realçar que é benéfico para qualquer negócio, o investimento no online, tratando-‐se de uma oportunidade para criar valor e não uma ameaça. É ainda de salientar neste método qualitativo, que as lojas de retalho já contêm na sua génese, uma vertente relacional, mas falta potenciar essa característica para torná-‐la numa vantagem competitiva. O focus group realizado às clientes da loja permitiu perceber qual a avaliação das mesmas ao funcionamento da loja, tendo sido ainda importante para perceber que havia um potencial para formar a comunidade da “Relíquia”. Na aplicação do plano de marketing, foram definidos quatro objetivos a atingir, dos quais se destaca o objetivo 1 (alcançar 30 novas clientes em 2019) e o objetivo 4 (quantificar 50 clientes a recomendar a loja em 2019 com efeito direto no número de novas clientes). Para alcançar os objetivos, foram delineadas estratégias que se refletem na implementação de medidas de desenvolvimento da vertente online da loja.