Browsing by Author "Cunha, Beatriz de Sousa e"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Uma perspetiva Lean sobre uma empresa da indústria automóvelPublication . Cunha, Beatriz de Sousa e; Sousa, Inês Carneiro eO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Gestão e Estratégia Empresarial, pretendeu analisar de que forma são abordadas as metodologias Lean numa empresa do setor automóvel, a Faurecia – Sistemas de Interiores. Neste sentido, as metodologias que se consideraram mais relevantes de investigar foram o Kaizen e os 5S, numa ótica de Lean Manufacturing e Lean Office. Além disso, pretendeu-se, igualmente, fazer a ligação entre Lean Office e Recursos Humanos, tendo sido este o departamento onde decorreu o estágio. Os métodos de investigação aplicados neste trabalho foram o questionário, a observação e a análise de documentos da entidade acolhedora. Os questionários, divididos por dois temas, ambos com públicos internos diferentes, foram realizados anonimamente por colaboradores da fábrica. No questionário relativo aos 5S, contabilizando as quarenta respostas obtidas, a média total assentou no valor 4,27, sendo que o nível 1 representa “Nada” (nenhum conhecimento do colaborador sobre a matéria) e o nível 5 representa “Muito” (conhecimento vasto do colaborador sobre a matéria). Quanto ao questionário sobre Lean Office, os sete colaboradores que responderam enumeraram algumas alterações positivas no que diz respeito à otimização de processos administrativos, mas, ainda assim, registaram-se possíveis soluções para que pudessem ser ainda melhores. A partir desta investigação, concluiu-se que os colaboradores da empresa detêm um bom conhecimento sobre práticas Lean, nomeadamente os 5S, e que o sistema de melhoria contínua da Faurecia está em grande parte assente na filosofia Kaizen. No entanto, o investimento que a empresa coloca relativamente a práticas Lean Office não se encontra tão apurado por comparação com as práticas de Lean Manufacturing utilizadas nas linhas de produção. Desta forma, nota-se que, apesar do aprimoramento em seguir as diretrizes Lean, continua a haver sempre espaço para melhoria, até para departamentos que convencionalmente não estariam incluídos neste espectro.