Browsing by Author "Cruz, Raissa Santos"
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- Branding como aprimoramento da experiência do consumidor no transporte público coletivo das cidadesPublication . Cruz, Raissa Santos; Paixão, JoãoEssa pesquisa visa reunir conceitos, exemplos de casos e dados que mostrem como a estratégia de gestão de marcas, branding, pode ser substancialmente importante para se promover uma melhor experiência do consumidor quanto ao serviço de transporte público coletivo nas cidades. Na investigação, especialmente mediante pesquisa quantitativa de opinião nota-se que a percepção do consumidor sobre esse serviço pode se confundir quanto ao que se refere às atribuições e responsabilidades do Poder Público de uma cidade e das empresas privadas que prestam o serviço, por conseguinte, também quanto à diferenciação das marcas das empresas ou entidades públicas que prestem o serviço em si. Três aspectos foram cruciais para se considerar na pesquisa: o branding, a medida que transmite a identidade da marca, faz o consumidor perceber melhor o propósito da mesma e estimula a criação de uma conexão entre ambos; a experiência do consumidor que pode ser influenciada pela interação da marca com o cliente através da estratégia de comunicação; e o transporte público coletivo urbano, seu papel e as ferramentas citadas de comunicação como estratégia para melhor experiência com o serviço. Para a investigação foram levantados conceitos sobre o tema, exemplos de branding de marcas de sucesso do transporte público pelo mundo e a realização de pesquisa de opinião em uma cidade - Aracaju/ Sergipe (Brasil). Sobre Branding no transporte público, não foram encontradas muitas referências bibliográficas específicas. E concluiu-se que assim como o branding tem sido imprescindível para o posicionamento das marcas no mercado atual, essa estratégia de comunicação é importante para o aprimoramento da melhor experiência do consumidor no sistema de transporte público coletivo, criando conexão com o consumidor e fortalecimento da marca no mercado.