Browsing by Author "Costa, Bruno"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias competitivas e Impacto do grupo hoteleiro Vila Galé nos territórios de baixa densidadePublication . Costa, Bruno; Dinis, Maria GoreteO setor do Turismo tem um forte impacto e importância em Portugal, sendo este um dos países com mais “condições” para apostar no desenvolvimento deste setor. O facto de Portugal ser um país banhado na sua maioria pelo oceano atlântico, faz com que um dos principais produtos turísticos seja o turismo de “sol e praia”, que conduz a uma forte concentração da procura turística e, consequentemente, da oferta turística no litoral. De forma a que uma empresa apresente um desempenho superior em relação aos concorrentes diretos, é necessário adotar medidas ligadas à gestão estratégica que visem aumentar a eficiência e a rentabilidade do negócio. Após analisar as estratégias de desempenho principais é possível chegar a um conjunto de modelos e conceitos que poderão facilitar o desenvolvimento das empresas. Num meio cada vez mais competitivo, as empresas têm de adotar novas formas de se destacar face aos restantes concorrentes e ao mercado onde estão inseridas demonstrando assim maior exigência aos gestores. Nesta balança torna-se também necessário apresentar níveis de sustentabilidade equivalentes ao sucesso da empresa. É possível verificar que o turismo é um setor bastante competitivo surgindo com frequência projetos inovadores capazes de alterar as perspetivas iniciais dos seus concorrentes. O aumento da exigência dos consumidores é também um fator chave levando à criação de novos modelos de negócio. O presente projeto de investigação tem como objetivo perceber e analisar quais as estratégias competitivas no setor turístico, na região do Alto Alentejo, através da presença de hotéis pertencentes à cadeia hoteleira Vila Galé que abriram muito recentemente percebendo de que forma os mais variados componentes deste setor hoteleiro poderão ser relevantes para o sucesso de empresas desta área. O objetivo principal passa por estudar quais os fatores de maior relevância para a tomada de determinadas decisões estratégicas.