Browsing by Author "Costa, Antonia Benedita Pereira"
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- FORMAÇÃO CONTINUADA DEDOCENTESContribuições do Sindicato visando auma educação de qualidadePublication . Costa, Antonia Benedita Pereira; Jorge, José ReisA formação continuada de professores é algo inerente à sua profissão, sendo um item indispensável e de extrema necessidade para o bom desempenho das funções desses profissionais. Entretanto, entendemos que a formação continuada não deve ser realizada apenas com o intuito teórico sem bases na realidade vivida pelos docentes e alunos, mas também deve permear temas do cotidiano, haja vista que as mudanças acontecem de forma acelerada em todo o mundo, e a educação tem que acompanhar esse processo a partir de professores devidamente habilitados para abordar as questões em sala de aula. Para tanto, entendemos que todos devem empenhar-se para que essa formação aconteça, citando-se não só o governo, mas também entidades da esfera do terceiro setor, como os Sindicatos de Classe Profissional. O tema desta dissertação de mestrado centra-se na Formação Continuada de Docentes:contribuições do sindicato visando a uma educação de qualidade. O objeto do estudo é a formação proporcionada pelo SINPROESEMMA, sito no Município de São Luís, Capital do Estado do Maranhão, aos docentes do ensino fundamental maior e ensino médio da rede pública do Maranhão sobre a temática Doenças Sexalmente Transmissíveis e Síndrome da Imunudeficiência Adquirida (DSTs/AIDS). O objetivo do estudo foi conhecer a percepção dos docentes participantes da formação sobre as contribuições desta na sua vida profissional e pessoal. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, retrospectivo, com abordagem quanti-qualitativa dos dados. A coleta de dados deu-se com a aplicação de questionários com 160 docentes dos municípios de Zé Doca, Santa Inês, Santo Amaro e a capital São Luís. Os resultados apontaram que 87,5% eram do sexo feminino, 30% tinham entre 16 a 20 anos de docência, 70% tinham ensino superior completo e 46,5% atuavam na docência no Ensino Médio; e 76,25% (n= 122) era concursado. Quanto à motivação para realização de formação contínua, 52% responderam ser o conhecimento teórico; 30% citaram como fatores positivos conhecimentos novos, contribuições para a qualidade do ensino, e 85% não destacaram nenhum ponto negativo e nenhum fator externo; 80% avaliaram a formação como excelente e 70% classificaram o desempenho dos coordenadores como excelente; 85% dos docentes tiveram participação total, 65% destacaram como excelente a apresentação da pauta, seleção dos temas, metodologia, material didático e atividades. Em relação ao contributo da formação em termos de desenvolvimento pessoal e profissional, 65% disseram que a formação contribui para a área profissional, 65% aplicam esses conhecimentos em sala de aula, 100% afirmaram que a formação trouxe mudanças para a prática pedagógica. O estudo concluiu que a participação do Sindicato na Formação de docentes sobre a temática DSTs/AIDS foi de grande relevância para esses profissionais porque eles puderam contribuir de forma mais eficaz na construção de uma educação de qualidade.