Browsing by Author "Costa, Ana Marta Pereira"
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- A influência do posicionamento empresarial no processo de tomada de decisão nos Destination Weddings: o caso de ViseuPublication . Costa, Ana Marta Pereira; Gonçalves, Susana Filipa dos SantosO sector do turismo de casamentos está em crescimento em diversas regiões de Portugal, estando a adquirir um papel cada vez mais relevante na economia das empresas fornecedoras de serviços para este tipo de eventos. Perante esta oportunidade, torna-se importante perceber se as empresas se posicionam para o nicho de mercado, associado aos destination weddings. Cada vez mais é imprescindível para uma empresa incluir a gestão do posicionamento e comunicação na sua estratégia. Com a existência de novos mercados, cabe ao sector dos eventos responder de forma dinâmica e atual às necessidades dos seus públicos-alvo. Para que as empresas possam ser competitivas, necessitam saber como se destacar das restantes do mercado. O conceito de posicionamento está diretamente relacionado com a gestão de qualquer empresa e qualquer sector, inclusive, é de extrema importância para o desenvolvimento de um destino turístico. É necessário optar por estratégias diferenciadoras que façam as pessoas optar por determinada empresa em função de outra. O propósito é sempre criar valor e potenciar o crescimento das empresas que trabalham no mercado dos destination weddings. Esta dissertação descreve o sector do turismo de casamentos de uma forma geral e respetiva abordagem no contexto português, sendo o caso de estudo a cidade de Viseu, onde se constatou uma tendência de crescimento deste mercado, em concordância com o que se consegue perceber no resto do país. O recurso a uma investigação empírica suportada por uma abordagem predominantemente qualitativa recolhida através de entrevistas a um conjunto de profissionais no tema, permitiu contribuir para conhecer a realidade deste segmento no município em estudo, quais as potencialidades e apontar algumas pistas para o seu desenvolvimento. Os resultados permitiram ainda concluir que ao nível do posicionamento este segmento ainda se encontra, neste território, numa fase primária de desenvolvimento.