Browsing by Author "Castro, Milena Carvalho de Azevedo e"
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- Variáveis sociodemográficas, psicológicas e tempo na internet como preditoras do uso de redes sociaisPublication . Castro, Milena Carvalho de Azevedo e; Ferreira, Inês Saraiva; Rando Calvo, Maria BelénCom a crescente expansão das redes sociais em todo o mundo, os investigadores têm procurado compreender os preditores da sua utilização e a relação com a saúde mental e o bem-estar. Este estudo teve como objetivo relacionar diversas variáveis sociodemográficas e psicológicas, bem como o tempo dedicado à internet com o uso de redes sociais representativas em Portugal e a nível global, nomeadamente o Instagram, WhatsApp, Facebook, YouTube, LinkedIn e outras redes (como TikTok, Twitter e BeReal). Mais especificamente, analisar o contributo explicativo de um conjunto de variáveis, entre as quais construtos psicológicos como autoestima, solidão, satisfação com a vida e o comportamento de phubbing na frequência de utilização das redes sociais referidas. Foram analisados os dados de um questionário online aplicado a uma amostra de 306 pessoas adultas, com idades entre os 18 e os 79 anos (M = 38.0, SD = 16.3), incluindo 210 mulheres e 98 homens. Das variáveis consideradas nas análises de regressão categorial, os resultados permitiram identificar o melhor conjunto de preditores do uso de cada rede social. Em termos globais, o comportamento de phubbing e a idade foram as variáveis com maior poder explicativo da frequência de uso das redes sociais. Foram ainda identificadas variáveis com contributo específico para a predição da frequência do uso de cada rede. Em particular, o sexo e a escolaridade contribuíram para a rede social LinkedIn; a profissão para as redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn; o estado civil fez parte do modelo da rede social Instagram; a perceção de solidão contribuiu para as redes sociais WhatsApp e LinkedIn; o tempo de uso da internet nos dias de semana constou do modelo para a rede social LinkedIn; e, por último, o tempo de uso da internet nos dias de fim de semana fez parte do modelo da rede social YouTube, bem como do modelo obtido para outras redes, tais como Tiktok, Twitter e BeReal. Estes resultados permitem ampliar o conhecimento sobre características sociodemográficas, psicológicas e o tempo de uso da internet em utilizadores adultos de redes sociais em Portugal, promovendo uma reflexão sobre fatores de risco e adaptativos no uso destas plataformas e as implicações para o domínio da saúde mental e o bem-estar.
