Browsing by Author "Casal, Joana Filipa Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Diferenciação pedagógica em matemática através de tarefas paralelas: um estudo no 4.º ano de escolaridadePublication . Casal, Joana Filipa Silva; Delgado, CatarinaO presente relatório, realizado no âmbito do projeto de investigação, foi desenvolvido no decorrer do 2.o ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico. O projeto decorreu no último período de estágio de intervenção numa turma de 4.o ano do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Este projeto tem como principal objetivo perceber quais os desafios com que me deparo na preparação e exploração de tarefas que visem a Diferenciação Pedagógica em Matemática. No que diz respeito à metodologia utilizada, esta recai sobre uma abordagem qualitativa centrada na prática, onde se prevê a capacidade de reflexão sobre o trabalho que vai sendo desenvolvido ao longo do tempo. Quanto às técnicas para recolha de dados foram utilizadas a observação participante e direta (notas de campo e gravações áudio) e recolha documental. No que se refere aos resultados do estudo, destaca-se que o trabalho em torno de tarefas paralelas envolve um conjunto de desafios para o professor associados aos diferentes momentos desse trabalho. Na seleção/adaptação das tarefas destaca-se a elaboração de questões que se mostrem adequadas aos diferentes níveis de aprendizagem dos alunos da turma. Na preparação das tarefas realça-se a antecipação das estratégias de resolução das tarefas e das dificuldades dos alunos, como aspetos mais desafiantes por exigirem um conhecimento aprofundado dos alunos e dos seus níveis de aprendizagem. Finalmente, na exploração das tarefas na sala de aula, apesar de em todos os seus momentos existirem desafios, destaca-se o momento de monitorização do trabalho dos alunos em que se destaca o desafio de apoiar os alunos na interpretação e compreensão do enunciado do problema sem lhes dar a resposta às questões colocadas.