Browsing by Author "Carvalho, Marcos Paulo Quaresma de"
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- Do I still have time to change? O efeito moderador da geração na relação entre as atitude face ao teletrabalho e o employer brandingPublication . Carvalho, Marcos Paulo Quaresma de; Andrade, LuísGrande parte das investigações sobre o teletrabalho incidem sobre a perspetiva evolutiva e o contexto pré e pós COVID- 19. Os estudos presentes na literatura incidem sobre os desafios, os riscos e as oportunidades criadas pela crescente evolução do teletrabalho. Por outro lado, é possível evidenciar uma elevada preocupação com o bem-estar e a saúde mental associada à prática do teletrabalho. Do ponto de vista geracional, são poucos os trabalhos publicados sobre este tema de uma perspetiva multigeracional, uma vez que, as investigações presentes na literatura abordam apenas uma geração em específico, ou comparam apenas duas ou três gerações. Neste sentido, e com o crescente interesse nas organizações em atrair e reter os colaboradores, o presente estudo tem como principal objetivo investigar/explorar o efeito moderador da Geração na influência das Atitudes face ao Teletrabalho sobre o Employer Branding, de forma a tentar colmatar a lacuna existente na literatura. Para a realização deste estudo correlacional foi adotada uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um questionário online. Face à impossibilidade de aceder a uma listagem da população para proceder a uma amostra representativa, foi adotado o método de amostragem não probabilístico por conveniência, aplicado a sujeitos de idade igual ou superior a 18 anos e que já tenham experienciado alguma modalidade de teletrabalho. O estudo contou com a colaboração de 128 participantes, a maioria do Sexo Feminino (53,1%), da Geração Y (48,4%), com Licenciatura (43%) e Empregada (80,5%). Para mensuração das variáveis em estudo foram utlizados três instrumentos, sendo eles a escala de Atitudes face ao Teletrabalho (Telecommuting Attitudes) (Clark et al., 2012), a escala do Employer Attractiveness de Puri (2018) e os Grupos Geracionais, que foram segmentados em intervalos de idades de acordo com classificação geracional de Twenge e colegas (2010). Assim, os resultados obtidos revelaram que as Gerações mais velhas têm uma Preferência pelo Trabalho Presencial e que a mesma tem uma relação significativa com o Valor do Papel e o Valor Económico. O teste de hipóteses confirmou que a Geração modera a relação entre as Atitudes face ao Teletrabalho e o Employer Branding.