Browsing by Author "Carvalho, Andreia Lúcia Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A experiência de consumo no setor da restauração: caso de estudo - restaurante Food & Friends do Hotel Holiday InnPorto GaiaPublication . Carvalho, Andreia Lúcia Santos; Gomes, SandraO setor dos serviços está a transformar-se devido à alteração das políticas governamentais, às mudanças sociais, ao progresso das tecnologias de informação, às novas tendências de negócio e, inequivocamente, à globalização. Todos estes fatores influenciam a procura, a concorrência e, sobretudo, o processo de tomada de tomada de decisão dos consumidores. No caso dos restaurantes, o ambiente de consumo revela-se um desafio diário uma vez que exige oferecer uma experiência extraordinária com base em atributos e simbolismos que sejam capazes de suscitar no consumidor sentimentos e emoções. Atualmente, mais importante do que oferecer algo pelos seus atributos funcionais, é necessário oferecer experiências emocionais. Daqui nasce a necessidade de se abordar a temática da experiência do consumidor e do marketing experiencial e, uma vez que o foco desta investigação é a experiência de consumo no restaurante Food&Friends do Hotel Holiday Inn Porto Gaia, será abordada também a temática da experiência de consumo em específico no contexto dos restaurantes. A presente investigação começa, então, com uma abordagem teórica aos temas referidos anteriormente que, pelos seus conteúdos, se revelam essenciais para o enquadramento deste estudo. As conclusões retiradas da revisão da literatura foram complementadas com a realização de um inquérito aos clientes deste restaurante e, por outro lado, uma entrevista ao responsável pela gestão do restaurante. Os resultados apontam para uma grande taxa de satisfação dos clientes inquiridos (n=58) quando considerada a atmosfera do serviço, a qualidade da comida e a qualidade do serviço. Contudo, este estudo permitiu perceber que há algumas questões que merecem a atenção e reavaliação por parte do restaurante como é o caso da música do interior do restaurante e o preço.