Browsing by Author "Carvalho, Ana Rita Pombo Alves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A influência das artes visuais na criatividade da criançaPublication . Carvalho, Ana Rita Pombo Alves; Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo, 1962-O presente relatório insere-se no âmbito da conclusão da formação como educadora/professora, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como propósito demonstrar a influência das Artes Visuais na criatividade da criança, partindo da questão “De que forma as Artes Visuais influenciam a criatividade da criança?”, questão que na sua essência incorpora também um dos objetivos deste trabalho, sendo que devem ser considerados também os seguintes: planear e implementar um conjunto de propostas relacionadas com as Artes Visuais, promovendo a criatividade; observar e compreender o impacto das atividades na aprendizagem das crianças. Baseia-se na fundamentação de conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos e culmina numa intervenção em contexto pré-escolar, que pretende provar a existência de uma relação entre criatividade e Artes Visuais. Para o efeito, partiu-se da exploração do livro “Não É Uma Caixa”, de Antoinette Portis, seguida de construções com caixas de cartão, de modo a materializar-se uma nova versão do livro com os produtos finais. Neste documento, evidenciam-se também as potencialidades da utilização das Artes Visuais no ensino/educação. Assim, promovendo um espírito crítico e exploratório, ao longo das sessões, adquiriram-se aprendizagens e competências para o desenvolvimento pessoal e profissional, tanto das crianças como dos docentes implicados. Como conclusão, cada uma das crianças envolvidas desempenhou um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento, promovendo o seu desenvolvimento de forma significativa, em contacto com o meio envolvente. Dos resultados obtidos verifica-se que as Artes Visuais são valorizadas fundamentalmente em contexto pré-escolar e relegadas para segundo plano nalguns contextos do 1º Ciclo do Ensino Básico, ainda que sendo fundamental para estimular diferentes competências nos alunos.
