Browsing by Author "Cardoso, Rui Santos"
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- Prova de Conceito de um Programa de Telerreabilitação para a Gestão da Lombalgia nos Cuidados de Saúde Primários: Um estudo qualitativoPublication . Cardoso, Rui Santos; Gomes, LuísIntrodução: A lombalgia (LG) representa um desafio para os sistemas de saúde em Portugal. Recentemente, o Programa SPLIT apresentou resultados promissores na gestão desta condição ao nível dos cuidados de saúde primários, contudo a sua capacidade de resposta é ainda limitada. De forma a otimizar o acesso e a eficiência dos cuidados oferecidos, a telerreabilitação tem sido sugerida como potencial alternativa. Objetivo: O objetivo deste estudo foi desenvolver uma prova de conceito para o programa SARA (SPLIT Application for Remote Reabilitation). Métodos: Foi utilizada uma metodologia qualitativa, com o intuito de explorar as perspetivas dos clínicos (Médicos de Medicina Geral e Fisioterapeutas) e utentes com experiência no programa SPLIT, e de um especialista em tecnologia. O estudo foi orientado pelo “Holistic Framework for the Development of E-health Technologies”. Foram realizadas duas rondas de grupos focais: a primeira correspondeu às etapas do “Inquérito Contextual” e “Especificação do Valor”, e a segunda ao “Desenho”. Os quatro grupos focais foram gravados e posteriormente transcritos e analisados através de análise temática. Resultados: Das etapas do “Inquérito Contextual” e “Especificação do Valor” resultaram três temas principais: (1) Problemas e Necessidades; (2) Valores e; (3) Requisitos. Da etapa do “Desenho” resultaram cinco temas principais: (1) Acesso, Consulta e Referenciação para Fisioterapia; (2) Avaliação Inicial e Triagem do Risco; (3) Intervenção; (4) Reavaliação e Monitorização e; (5) Características Globais da Intervenção. Conclusões: O presente estudo revela necessidades, valores e requisitos que os potenciais utilizadores referem ser determinantes para o desenho do programa SARA. Este deve ter um formato híbrido (remoto e presencial) em que procedimentos como a recolha de dados, intervenções educativas e a monitorização/ reavaliação dos utentes têm um elevado potencial de ser transferidos para o formato remoto. Estes resultados devem assim informar as fases seguintes de operacionalização e avaliação sumativa do programa.