Browsing by Author "Cardoso, Fernando José Rijo"
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- A importância dos sistemas de informação no processo de melhoria da qualidade de serviço na distribuição postalPublication . Cardoso, Fernando José Rijo; Mendes, AnaCada vez mais as organizações são pressionadas para melhorar a produtividade, reduzir os custos e satisfazer as expectativas do cliente, assim como acompanhar as tendências do mercado ao nível tecnológico. O acompanhamento do projeto “Mobilidade nos Registos nos Centros de Distribuição Postal” na empresa Correios Telégrafos e Telefones (CTT) possibilitou um contacto direto e continuado com os Sistemas de Informação (SI) e Operações (OP) o que permitiu conhecer os requisitos do sistema e o que é esperado com a alteração do processo manual para um processo digital apoiado em SI proporcionando assim uma capacidade de refletir sobre as experiências vivenciadas como forma de aprendizagem. Este projeto pretende alterar o processo manual de tratamento e distribuição de correio registado e encomendas para um processo digital utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O projeto tem como finalidade reduzir o consumo de papel, influenciando assim a redução de custos com este economato. No entanto, existiram outros fatores que foram potenciados com o projeto, como por exemplo, a qualidade de serviço e a agilização dos processos. Para reduzir o consumo de papel, pretende-se, diminuir ou eliminar o papel gasto na elaboração das Listas de Distribuição (LD). Relativamente à agilização de processos este traduz-se numa redução do tempo utilizado com a conferência e abate das LD. No que respeita à qualidade o projeto propõe uma melhoria significativa na eliminação dos erros que se possam verificar no abate das LD. Esta alteração de processos mostra aos stakeholders que os CTT são uma empresa inovadora, que estão atentos ao mercado e que acompanham as tendências no que respeita às TIC. Aos clientes (população em geral) que contactam diariamente com o carteiro, os CTT demonstram a preocupação com o serviço prestado. Durante o acompanhamento do projeto foi possível analisar e compreender os objetivos do mesmo para as duas áreas envolvidas e para a empresa no geral, tendo a oportunidade de fazer parte do teste de aceitação efetuado no Centro de Distribuição Postal (CDP) 2855 Corroios. Esta participação permitiu analisar o impacto do projeto na vertente da redução de custos e melhoria da qualidade de serviço. Foram analisados os requisitos de software para aferir se abrangiam todos os parâmetros do processo de distribuição e entrega de registos e encomendas. Esta análise, permitiu efetuar algumas propostas para a alteração dos requisitos, para que os mesmos possam abranger todos os passos do processo. As propostas referem-se a alterações de alguns requisitos funcionais e requisitos de utilizador, para que os Carteiros (CRT) possam obter maior controlo dos objetos que lhe estão confiados.