Browsing by Author "Cardoso, Catarina Vieira"
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- A implementação de estratégias de Social Media no desenvolvimento da E-Reputation das marcas: um estudo de caso controlPublication . Cardoso, Catarina Vieira; Figueiredo, Ronnie; Soares, RaquelSeja através de uma pesquisa num motor de busca ou de um social media (mídia social), nos dias que correm é cada vez mais frequente que o primeiro contacto de um potencial consumidor com uma marca se dê através de um canal de comunicação online. Dado isto, torna-se imprescindível que as organizações saibam gerir a reputação online (e-reputation) das suas marcas no sentido de definir ações nos social media que estejam alinhadas com a identidade das mesmas. Com esta nova dinâmica de comunicação marca - consumidor, as empresas reconhecerem a importância dos social media para fortalecimento da reputação das suas marcas tornando-se o foco do desenvolvimento de uma imagem no mercado. Como tal, definiu-se a seguinte questão de investigação: “Qual a importância das estratégias de social media na e-reputation das marcas?” No sentido de ajudar as empresas a melhorarem as estratégias digitais e consequentemente a reputação das suas marcas esta dissertação tem como objetivo perceber a importância da implementação de estratégias de social media no desenvolvimento da e-reputation da marca Control. Para responder à questão de investigação e ao objetivo proposto, a metodologia da investigação passou por um estudo de caso com uma abordagem quali-quantitativa, onde se utilizou como instrumento de recolha de dados uma entrevista semi-diretiva com a direção do departamento de marketing da unidade de análise (Control) e a aplicação de um inquérito por questionário aos seguidores da página de Instagram da unidade de análise. Para análise dos dados recorreu-se ao programa estatístico SPSS Statistics. Com a análise de dados, os resultados mostraram que uma estratégia de social media que se encontre alinhada com a identidade corporativa da marca traz vantagens positivas para a mesma dado que propicia a criação de uma relação fidedigna entre a imagem que a marca comunica e aquilo que a marca é. O que leva a que os seguidores percecionem a marca exatamente como ela é e passem a identificar-se e a partilhar conteúdo estratégico com outros utilizadores dos sites de redes sociais aumentando assim a reputação da mesma.