Browsing by Author "Cardeal, Carmen Micaela Marques"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio profissionalPublication . Cardeal, Carmen Micaela Marques; Botelho, Ana Teresa Ivens Ferraz Colares Pereira da SilveiraNo âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica I. II e III, foi-me solicitada a elaboração de um Relatório de Estágio alusivo à mesma, pertencente aos últimos anos do mestrado em Ensino do Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório consiste na descrição do meu dia-a-dia, num Jardim-Escola. A elaboração deste trabalho tem como objetivo proporcionar-me, como futura profissional, uma observação direta do funcionamento das aulas nos diferentes graus de ensino. O presente relatório é bastante importante para poder refletir sobre as minhas aprendizagens, e melhorar cada vez mais a minha forma de agir como futura docente. O estágio decorreu no período compreendido entre 27 de setembro de 2011 a 25 de janeiro de 2013, e realizava-se às segundas, terças e sextas-feiras, das 9h às 13h. Neste relatório é possível encontrar relatos do que vivenciei, observações, opiniões pessoais e fundamentação teórica relativamente aos aspetos que considerei mais pertinentes. Serão omitidos os nomes dos estabelecimentos de ensino onde estagiei, bem como o nome dos educadores, professores e colegas de estágio.
- Relatório final da prática de ensino supervisionada. A leitura de histórias na educação pré-escolarPublication . Cardeal, Carmen Micaela Marques; Macara, Maria TeresaO Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, que aqui se apresenta, reflete o trabalho de estágio realizado durante um semestre, num jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. O estágio decorreu desde outubro de 2014 a janeiro de 2015, numa Instituição Particular de Solidariedade Social. Na fase inicial de conhecimento e interação com o grupo e no decorrer das observações realizadas na sala, foi possível encontrar um campo de intervenção prioritário - a leitura de histórias -, uma vez que as crianças, apesar de gostarem bastante deste momento, eu tinha dificuldade em geri-lo de forma a conquistar a concentração mais prolongada das crianças para ouvirem uma história até ao fim, sem interromperem bastantes vezes. Assim, definiu-se como temática orientadora da investigação ação a desenvolver, “A Leitura de Historias na Educação Pré-escolar”, focada no porquê, quando e como. Do Relatório constará também a caracterização do meio, da instituição, da sala e do grupo de crianças participantes no estudo, que nos permitiu contextualizar e mostrar o caminho feito na compreensão e fundamentação da importância e contributo da leitura de histórias junto deste grupo de crianças. O trabalho de pesquisa teórica e de experimentação permitiu-nos concluir que os momentos de leitura de uma história representam uma importante contribuição para o processo de ensino-aprendizagem da criança, uma vez que mobilizam o desenvolvimento da concentração, da criatividade e da imaginação de cada uma, bem como dão suporte à compreensão do mundo e à integração dos sentimentos, contribuindo assim para um desenvolvimento mais harmonioso. Por isso há que investir na criação de condições ideais para que tal aconteça.