Browsing by Author "Campos, Ana Rita Coimbra Pina de"
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- A Extensão Média de Enunciado como indicador de desenvolvimento linguístico no português europeuPublication . Campos, Ana Rita Coimbra Pina de; Lobo, Maria; Kay, Eileen SuaA Extensão Média do Enunciado (EME) é um índice que resulta do rácio entre o número de morfemas (EME-m) ou número de palavras (EME-p) e o número de enunciados produzidos pela criança. Este índice tem vindo a ser estudado e utilizado em diferentes países e línguas, e, apesar de muitos estudos o apontarem como um bom indicador de desenvolvimento gramatical e linguístico, outros são controversos, principalmente quando aplicados a línguas com morfologia flexional mais rica, como o caso do português. Dada a escassez de dados para o português europeu, confinados a duas faixas etárias, e atendendo às evidências de que a EME-m e a EME-p apresentam uma boa correlação, neste estudo procurou-se analisar a EME-p, dos três aos sete anos. Os principais objetivos da presente dissertação são verificar se a EME-p será um bom indicador de desenvolvimento gramatical e linguístico, através da sua correlação com a idade e analisando diferenças entre faixas etárias, entre contextos de discurso (narrativo e espontâneo) e o nível de escolaridade (pré-escolar e escolar). Participaram no estudo cinquenta crianças, monolingues do português europeu e com desenvolvimento típico de linguagem, a frequentar centros educativos do Concelho de Santa Comba Dão. Foram gravadas, em dois momentos, amostras de discurso, espontâneo e narrativo, perfazendo, pelo menos, cem enunciados, que, posteriormente, foram transcritos através do Software Computerized Language Analysis (CLAN), que também realizou, de forma automática, o cálculo da EME-p. Os resultados indicam uma associação forte entre a idade e a EME-p, apesar de não existirem diferenças entre todas as faixas etárias, e uma correlação positiva entre a EME-p e o desenvolvimento da linguagem de crianças monolingues do português europeu. O valor da EME-p em discurso narrativo é estatisticamente superior ao seu valor em discurso espontâneo e o grupo em idade pré-escolar apresentou menor desempenho do que o grupo escolar. Em suma, considera-se que a EME-p pode fornecer informação pertinente sobre o desenvolvimento expressivo morfossintático da criança, contudo não poderão ser considerados valores padrão nem se poderá utilizar este índice como critério de diagnóstico.