Browsing by Author "Cabanas, Samuel"
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- Estudo de impacto de implementação de winglets na aeronave Falcon 50Publication . Cabanas, SamuelA aeronave Falcon 50, operada pela Esquadra 504 da Força Aérea Portuguesa, tem como principais missões: o transporte de altas entidades, o transporte de órgãos urgente e apoio logístico. Desta forma, voando para os mais diversos destinos em todo o mundo, tornou-se relevante encontrar uma solução para economizar os custos associados à sua operação. Esta dissertação foca-se no estudo de viabilidade, eficiência, aumento de alcance, economia de consumo, e retorno de investimento da implementação de winglets no Falcon 50 da FAP. Os winglets são estruturas concebidas para reduzir a resistência aerodinâmica e, consequentemente, aumentar a eficiência da asa. De modo a comparar a asa original com a asa com winglets, foi estudado o tipo de operação da aeronave ao serviço na FAP. O estudo foi dividido em partes: a) simulação com recurso a ferramentas de Computational Fluid Dynamics e comparação dos resultados obtidos com soluções analíticas da sustentação; b) análise do desempenho atual da aeronave, com base em dados operacionais e manuais de operação; c) estudo de recuperação do investimento na modificação, tendo em conta a poupança de combustível, ponderando o aumento de alcance operacional. Foi possível verificar a coerência entre os resultados obtidos e os fundamentos teóricos inerentes à modificação. Isto é, a asa modificada demonstrou reduzir a resistência e aumentar a eficiência aerodinâmica. Na análise da performance verificou-se que com winglets, a aeronave possui um teto operacional máximo superior, podendo voar até 41000’ em todas as configurações de peso e velocidade. Outra conclusão retirada desta análise é o facto dos maiores benefícios, proporcionados pela modificação, ocorrerem durante a fase de subida, atingindo os 2,83% em combustível poupado. O alcance é também melhorado com a instalação de winglets, promovendo um aumento médio de 2,25% em todas as configurações de peso e velocidades de voo. Desta forma, cruzando esta informação com a análise de recuperação de investimento, verificou-se que não seria possível fazê-lo dentro do período de vida útil da frota. No entanto, perante os resultados obtidos, concluiu-se que a modificação é vantajosa para a performance da aeronave Falcon 50.