Browsing by Author "Brito, Generosa Correia de"
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- Competências-chave do formador: estudo de caso no CENFIM-NSIiPublication . Brito, Generosa Correia de; Cordeiro, João Pedro PinaO objetivo geral deste estudo é analisar e refletir sobre as competências-chave dos formadores do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM), no seu Núcleo de Sines (NSI). Como objetivos específicos pretende-se definir o perfil ideal do formador do CENFIM NSI, de forma a avaliar o grau de similaridade do candidato a esse perfil, com vista a tornar mais eficiente e eficaz o processo de recrutamento e seleção destes profissionais. Realizou-se um estudo de caso único com uma abordagem quantitativa, através da utilização do inquérito. Ao nível da amostra, a recolha de informação centrou-se em três grupos de intervenientes: primeiro, os candidatos a formador, “objeto” do processo de seleção; segundo, o grupo de profissionais da equipa de gestão do CENFIM-NSI, que serão referidos como especialistas; terceiro, o grupo de formadores de referência, que são formadores que colaboram com o NSI desde há vários anos. A ordenação da importância relativa das competências identificadas permitiu obter o perfil de competências do formador (PCF) para os candidatos a formador. Cada um dos PCFs foram comparados ao perfil de competências ideal do formador e ao perfil de competências do formador de referência. As percentagens de similaridade obtidas para cada um dos PCFs foram bastante elevadas, situando-se entre os 83% e os 89%. Os resultados apresentados neste processo são significativos e concorrem para a decisão de contratação do candidato a formador. Auxilia os gestores das instituições de formação profissional na conceção de políticas com enfoque nas competências que contribuam para a elaboração de sistemas de trabalho deelevado desempenho, alavancando para níveis superiores a eficiência dos formadores, e, por inerência, o resultado dos próprios formandos.
- Recrutamento, Seleção e Competências-Chave do Formador: Estudo de CasoPublication . Brito, Generosa Correia de; Cordeiro, João Pedro PinaEste projeto teve como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia que sustentasse o processo de Recrutamento e Seleção de formadores com base nas necessidades identificadas para o ano letivo 2019/2020 no Cenfim núcleo de Sines, através da criação de três ferramentas que sustentassem a recolha e análise de dados por forma a chegar a conclusões de modo sustentado que assegurasse a isenção do processo. Ao nível metodológico foi feito um estudo de caso com a utilização de diferentes técnicas de recolha de informação (análise documental, observação participante, entrevistas e inquéritos). Participaram neste processo dois tipos de intervenientes para além dos candidatos a formador “objetos” do processo de seleção, os quais forneceram os dados que balizaram a ferramenta de análise que permitiu chegar às conclusões no processo de seleção. Os primeiros corresponderam ao conjunto de especialistas, colaboradores do Cenfim NSI com funções estruturantes das ações de formação conhecedores das competências de formação mais proficientes à condução de sessões de formação de sucesso junto dos formandos do NSI. Os segundos correspondem aos formadores de referência cujas competências servem de modelo para comparar com a autoavaliação dos candidatos a formador. No final do processo obteve-se o valor de similaridade do perfil de competências do candidato com o perfil de competências definido como mais adequado. Quanto maior a percentagem de similaridade, maior é a adequação do candidato ao perfil pretendido. De referir que as percentagens de similaridade obtidas neste processo foram muito significativas, situandose entre os 83% e os 89%. Ao nível das implicações, este estudo poderá servir de piloto a um estudo mais alargado e aprofundado à população de formadores dos 13 núcleos do Cenfim, não só para avaliação de pontos fortes e pontos fracos no que diz respeito às competências-chave no processo de ensino aprendizagem, bem como uma oportunidade de desenvolvimento de ações de formação conducentes a ações de melhoria da proficiência das competências detetadas como pontos a melhorar.