Browsing by Author "Borges, Walter Souza"
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- EDUCAÇÃO COMPARADA: Modelo de Gestão para Elevar o Desempenho do Ensino Público na Ilha de São Luís do Maranhão - BrasilPublication . Borges, Walter SouzaSão firmes e constantes as discussões voltadas para o tema sobre a gestão nas escolas do Brasil, sendo demarcadas, no ponto de vista, em correntes teóricas que se situam nos conceitos da organização empresarial e nas instituições escolares, onde, os procedimentos e práticas adotadas estão em constantes melhorias e adaptações para suas culturas organizacionais. Deste modo, a dissertação apresentada tem por objetivo analisar a gestão escolar, expressas nos elementos da cultura da escola, sendo essa questão relacionada com um possível desempenho divulgado pela nota do IDEB, nas instituições dos Sistemas Municipais de Educação do estado do Maranhão, em especial, os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço de Lumiar. Através da fundamentação teórica, utilizaram-se os conceitos da gestão e da cultura escolar, buscando evidenciar as principais particularidades das formas de interpretar a gestão nas oito instituições de ensino, nas quais obtiveram nos seus resultados notas do IDEB discrepantes. Optou-se por uma pesquisa qualitativa do tipo de estudo exploratório com o formato comparativo, aplicados ferramentas de coleta de dados por meio das observações indiretas e entrevistas semi-estruturadas, bem como, realizadas consultas em documentos internos de processo. Conforme os resultados analisados, os mesmos demonstraram, de modo geral, realidades opostas em vários aspetos nas suas dimensões da gestão das escolas, sendo que, as dimensões administrativas, pedagógica e política, confirmaram a existência entre as variáveis que envolvem a gestão e o desempenho escolar. Foi constatado que, a gestão das escolas que obtiveram notas do IDEB elevado se difere, em relação às outras escolas de menor desempenho, por haver uma maior participação da sua comunidade escolar, resultados melhores nos controles, uma forte integração e maior cooperação entre os docentes. Nos fatos e dados levantados pelas escolas que obtiveram um IDEB abaixo do esperado, a gestão mostra-se caracterizada pelas relações informais, apresentando incidência elevada de conflitos internos entre a classe profissional, onde a participação da comunidade é bem reduzida e, com baixo controle dos resultados pela equipa gestora. Os dados e fatos encontrados pela pesquisa, indicam que as particularidades, nas formas de se fazer realizar os processos que apóiam nas atividades pedagógicas, se elencaram com os resultados mais elevados e os mais baixos do IDEB apurados nas 8 escolas de ensino público pesquisadas. Portanto, entende-se que uma escola que agrupa a sua função social conforme às normas burocráticas, e possui uma construção de longo prazo de uma história expressiva, só é possível através do entrosamento de uma gestão escolar com a coletividade e com a sua cultura organizacional, apresentando uma ação consciente de melhoria dos sujeitos com o futuro da educação, resultando numa