Browsing by Author "Bernardo, Marta Carolina Vilela"
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- Estudo de caso: a literacia da língua gestual portuguesa e adaptações curriculares significativas – materiais bilinguesPublication . Bernardo, Marta Carolina Vilela; Santana, , Neuza Alexandra Marcelino, 1979-Este estudo explora o ensino da literacia da Língua Gestual Portuguesa (LGP) através de materiais bilingues e multimodais para alunos surdos, com necessidades educativas específicas que requerem medidas adicionais de apoio à aprendizagem. A investigação centra-se assim nas adaptações curriculares significativas realizadas para responder às particularidades de um aluno surdo, sublinhando a criação de materiais bilingues e multimodais e o fortalecimento da autonomia. A abordagem metodológica qualitativa e interpretativa fundamenta-se na análise de entrevistas, materiais pedagógicos e práticas educativas, explorando as especificidades do ensino da LGP em contextos inclusivos. No enquadramento teórico, destacam-se os conceitos de literacia, bilinguismo e educação inclusiva, bem como o impacto do Decreto-Lei 54/2018, que reforça o suporte a alunos com necessidades educativas diferenciadas. O estudo analisa estratégias pedagógicas que integram o ensino da LGP com tecnologias de comunicação alternativa, priorizando a personalização dos materiais. Exemplos como O Patinho Surdo e O Monstro das Cores demonstram a utilização de histórias bilingues para promover a literacia funcional e competências para a vida, utilizando ferramentas como o GRID e atividades práticas. A promoção da autonomia constitui um eixo central deste trabalho, abordando atividades que fortalecem competências sociais, linguísticas e práticas. O envolvimento dos alunos em tarefas concretas e situações do quotidiano reforça a sua independência e capacidade de adaptação. Paralelamente, a colaboração entre professores de LGP, técnicos e outros docentes é apontada como essencial para assegurar uma abordagem integrada e eficaz. Este estudo evidencia, assim, a relevância de práticas inclusivas, materiais adaptados e metodologias diversificadas para garantir a integração e autonomia dos alunos surdos na sociedade.
