Browsing by Author "Benvinda, Maria de Sousa Ribeiro"
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- A influência do Design na comercialização de produtos de marca própria: o papel da Brand Language das insígnias retalhistasPublication . Benvinda, Maria de Sousa Ribeiro; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesA presente investigação visa apresentar uma abordagem à potencial influência que o design e, em especial, a Brand Language dos supermercados pode exercer sobre a comercialização de produtos de marca própria. O tema é explorado através de três estudos de caso inseridos no domínio retalhista nacional, com uma forte presença no mercado no que diz respeito às suas marcas próprias. São elas a marca Pingo Doce, a marca Continente e a marca Intermarché. O desenvolvimento da investigação ocorre através de análise documental, de observação direta, da execução de questionários e de entrevistas estruturadas. Portanto, a abordagem metodológica que lhe subjaz é o paradigma misto. As marcas próprias definem-se como produtos produzidos ou providos por determinado fabricante, que são posteriormente comercializados através da insígnia de uma empresa distinta. Ao contrário do que ocorreu no passado, hoje, estas tratam-se de um dos recursos mais relevantes das cadeias de distribuição e representam, cada vez mais, um forte concorrente para as marcas de fabricante. Além disso, acredita-se que estas venham a ser ainda mais favorecidas no mercado num período próximo, devido à pandemia gerada pelo vírus que causa a Covid-19. Assim sendo, compreender e explorar a possível influência e a função que o design, o discurso visual e a comunicação das insígnias retalhistas podem ter sobre a comercialização desta tipologia de marca, revela-se um tema de interesse, no âmbito dos domínios do Design e Marketing.
