Browsing by Author "Belo, Ana Catarina Raimundo"
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- Pequenos turistas: a oferta de empresas hoteleiras direcionada ao segmento infantilPublication . Belo, Ana Catarina Raimundo; Calisto, Maria de Lurdes SantanaAtualmente, o mercado das famílias com crianças constitui um dos segmentos mais significativos no turismo. Apesar disto, verifica-se a tendência de negligência da criança nos estudos de turismo. Na qualidade de consumidoras de produtos e serviços turísticos, também as crianças possuem necessidades e desejos, o que releva a importância de que produtos e serviços turísticos sejam para si planeados, adequados e direcionados, para que o turismo lhes seja também acessível. Os destinos de Sol e Mar são populares entre as famílias com crianças. Percecionado como destino familiar, o Algarve é especialmente atrativo para este público, o que justifica a opção de investigar a oferta para o segmento infantil, de vinte e nove estabelecimentos hoteleiros dos concelhos de Portimão, Albufeira e Loulé e o seu posicionamento para este público. Através da análise dos seus websites e páginas oficiais na plataforma Booking foi possível caraterizar a oferta destas empresas para o segmento infantil, que se destaca especialmente em termos de espaços de lazer, atividades e serviços. Constata-se que todas as empresas disponibilizam, pelo menos, um espaço adequado e ou direcionado ao público-infantil, nomeadamente a piscina. Adicionalmente, destaca-se a oferta de parque infantil e Kids Club em alguns estabelecimentos e outras particularidades numa minoria de empresas. Atividades são oferecidas por alguns estabelecimentos, destacando-se os trabalhos manuais, jogos, brinquedos, jogos de grupo, atividades desportivas e atividades didáticas. A oferta de serviços é disponibilizada em quase todas as empresas, sendo mais comuns o serviço de babysitting, alimentação para crianças, camaextra e canais de televisão infantil. Adicionalmente, um mapa de posicionamento com recurso à análise de clusters permitiu identificar quatro grupos de hotéis, em função da sua oferta de espaços de lazer e atividades. Os Non-Providers correspondem à maioria da amostra e caraterizam-se por uma oferta diminuta e insuficiente para o segmento infantil. Os Facility Providers limitam a sua oferta a espaços de lazer. Os Providers disponibilizam uma oferta significativa de espaços de lazer e elevada de atividades. Finalmente, o Full Provider corresponde apenas a uma empresa e apresenta a oferta mais vasta e completa a nível de espaços de lazer e atividades. Estes dois últimos grupos parecem dedicar-se especialmente à satisfação das necessidades e desejos do segmento infantil, que constitui um dos seus públicos-alvo. Tendo isto presente, é fulcral que o setor adeque e desenvolva produtos e serviços turísticos dirigidos a este público e reconheça o seu papel social de turista.