Browsing by Author "Barros, Renata"
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- Alergia Alimentar na RestauraçãoPublication . Pádua, Inês; Barros, Renata; Moreira, Pedro; Moreira, André; Graça, Pedro; Carrelhas, HelenaO Manual de Alergia Alimentar para a Restauração foi criado com o objetivo de informar, educar e ajudar os setores da restauração, hotelaria e turismo a lidar com a alergia alimentar e com as novas disposições previstas no regulamento 1169/2011 da União Europeia. O presente manual inclui assim componentes educacionais e práticas na abordagem à alergia alimentar na restauração, não tendo caráter vinculativo ou legal, nem substituindo a abordagem médica ou nutricional no diagnóstico e tratamento da doença. A informação disponível relativamente à presença de alergénios nos alimentos processados e preparações culinárias é exemplificativa, permitindo a adaptação ao desenvolvimento de novos géneros alimentícios e receitas culinárias. Todos os contributos e informações adicionais poderão assim ser remetidos para o Centro de Competências de Alergia Alimentar da Universidade do Porto, de forma a contribuir para a melhoria contínua do manual e dos serviços prestados pela restauração aos clientes com alergia alimentar.
- Effects of time-restricted eating on body composition, biomarkers of metabolism, inflammation, circadian system and oxidative stress in overweight and obesity: an exploratory reviewPublication . Lages, Marlene; Carmo-Silva, Sara; Barros, Renata; Guarino, Maria PedroObesity is a chronic, complex and multi-factorial condition with an increasing prevalence worldwide. Irregular eating schedules might be a contributing factor to these numbers through the dysregulation of the circadian system. Time-restricted eating (TRE), an approach that limits eating windows, has been studied as a strategy to treat obesity, aligning eating occasions with metabolic circadian rhythms. This review aims to provide an overview of the impact of TRE protocols on metabolic, inflammatory, oxidative stress and circadian rhythm biomarkers in people with overweight or obesity. Most studies report significant weight loss following TRE protocols. While glucose levels decreased in nearly all TRE interventions, only a few studies demonstrated statistically significant differences when compared to the control groups. The findings for c-reactive protein and TNF-α were inconsistent, with limited significant differences. Changes in lipid profile changes were variable and generally did not reach statistical significance. Both 4-hour and 6-hour TRE interventions significantly reduced 8-isoprostane levels. Additionally, TRE significantly altered clock gene expression, as well as that of genes associated with metabolic regulation in subcutaneous adipose tissue. While the evidence is still inconsistent, limiting eating to a consistent daily window of 8 to 12 h can improve insulin sensitivity, reduce blood glucose, cholesterol and triglyceride levels and promote weight loss.These effects are likely attributable to both direct metabolic impacts and indirect benefits from weight loss and improved dietary habits. However, data on circadian, inflammatory and specific metabolic biomarkers remain scarce and occasionally contradictory, highlighting the need for further research on these interventions.
- O ensino da comunicação na formação universitária em ciências da Nutrição: momento atual e sua evolução até aos dias de hojePublication . Graça, Pedro; Gregório, Maria João; Barros, Renata; Padrão, PatríciaO percurso da crescente integração das ciências da comunicação no ensino das Ciências da Nutrição reflete a importância de dotar os nutricionistas de competências comunicacionais capazes de influenciar os comportamentos dos indivíduos e populações para escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis. O presente texto pretende contextualizar a evolução da integração da área das ciências da comunicação no ensino das Ciências da Nutrição, tendo como caso de estudo as unidades curriculares de Comunicação e de Projeto de Comunicação, do 1º ciclo de estudos em Ciências da Nutrição da FCNAUP. Estas duas unidades curriculares, no âmbito das ciências da comunicação, são complementares, atuando de forma concertada. Face aos atuais desafios da comunicação na área da nutrição, as metodologias de ensino utilizadas nestas unidades curriculares têm procurado promover a realização de atividades pedagógicas muito diversificadas e em contexto real. Pretende-se que os futuros nutricionistas sejam capazes de utilizar formatos de comunicação e modelos de educação alimentar inovadores e, ao mesmo tempo, apelativos, com o objetivo final de tornarem a sua intervenção cada vez mais eficaz do ponto de vista da tomada de consciência para a mudança de comportamentos alimentares por parte da população.