Browsing by Author "Barata, Guilherme Reis"
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- Uma análise netnográfica à comunicação do partido Chega durante as eleições presidenciais de 2021Publication . Barata, Guilherme Reis; Leal, Maria do CarmoCom o ascender das redes sociais surgiu uma oportunidade para os partidos de poderem ter um contacto mais próximo e assíduo com os seus eleitores e potenciais eleitores, ou por outras palavras, ocorreu o surgimento do Marketing Político. Os utilizadores sentem-se mais “à vontade” para partilhar as suas opiniões, muitas das vezes “polémicas” ou ideologicamente mais “radicais”. Em Portugal, após as eleições legislativas de 2019, três novos partidos emergiram: o Iniciativa Liberal, o Livre e o Chega. Atualmente o Partido Chega e o seu líder André Ventura estão no centro do debate político português. O principal objetivo deste projeto é analisar a comunicação utilizada pelo partido Chega e pelo seu líder, André Ventura, no Facebook, de modo a identificar características que possam estar associadas ao seu sucesso perante os seus seguidores. Além disso, ocorre uma análise ao tipo e tom das mensagens de comunicação nas publicações de ambas as páginas, identificam-se quais são as que causam mais engagement (envolvimento) por parte dos seguidores das redes sociais do partido e verificam-se as semelhanças e diferenças entre a comunicação e as publicações de ambas as páginas. A análise e recolha de dados teve como base as publicações que ocorreram em volta das Eleições Presidenciais de 2021. Após a análise pôde-se verificar que existem diferenças entre a comunicação da página oficial do partido e a do líder; que maioritariamente são utilizados tons de mensagem pessimistas e “negativos”, como críticas ao sistema, ataques a candidatos eleitorais ou posicionamento como a opção a ser escolhida para mudar o rumo da nação, sendo este tipo de publicações as que atraem mais engagement, como também solidificam a sua relação com o seu eleitorado.