Browsing by Author "Baptista, Mariana Moreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Modelo de Desenvolvimento de Competências de Comunicação e Liderança ao Longo da Carreira dos Oficiais da Marinha PortuguesaPublication . Baptista, Mariana Moreira; Soares, Ivo dos Santos; Água, Pedro Borda deA rápida evolução das operações marítimas globais sublinha a necessidade de liderança competente nas forças navais. Para a Marinha Portuguesa, este ambiente dinâmico exige oficiais tecnicamente proficientes e hábeis em liderança, comunicação e gestão. Esta investigação aborda uma lacuna no regime de formação existente para os Oficiais da Marinha Portuguesa, propondo um modelo de formação contínua em liderança para dotar os oficiais das competências comportamentais, de liderança e de comunicação essenciais ao longo das suas carreiras. A investigação foi motivada pela observação de que a formação inicial dos Oficiais da Marinha, embora abrangente, frequentemente carece de um foco sustentado nas competências interpessoais, cruciais para o comando e a gestão eficazes em cenários diversos e de grande pressão. Esta lacuna dificulta a capacidade dos oficiais em responder eficazmente aos desafios multifacetados da segurança marítima, manutenção da paz e operações de resposta a desastres. Usando uma extensa revisão da literatura e das competências existentes na Marinha Portuguesa, este estudo constrói um modelo de desenvolvimento que integra formação contínua em liderança comportamental e competências de gestão. A investigação é guiada pela questão: Qual é o quadro de referência para a formação em componentes comportamentais, liderança e comunicação para os Oficiais da Marinha Portuguesa, assegurando a sua preparação para funções de comando e liderança ao longo das suas carreiras? Questões específicas incluem o momento ideal para a formação em liderança, modalidades de formação eficazes (civis ou militares) e o impacto projetado no sucesso organizacional. A metodologia inclui uma abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas com oficiais navais e uma análise dos padrões de formação em instituições comparáveis. O modelo proposto adapta programas de formação aos requisitos operacionais em evolução e às fases de desenvolvimento pessoal dos oficiais. Identifica momentos-chave para intervenção, de modo a introduzir ou reforçar competências de liderança e comunicação, garantindo atualizações contínuas alinhadas com as exigências operacionais. Os resultados iniciais destacam o potencial do modelo para melhorar significativamente as capacidades de liderança. Ao fomentar uma cultura de melhoria contínua e de aprendizagem, o modelo prepara os oficiais para os desafios imediatos das operações navais e dota-os das competências necessárias para o sucesso a longo prazo nas suas carreiras. Este estudo contribui para o discurso sobre formação militar e desenvolvimento de liderança, oferecendo uma abordagem inovadora para a integração da formação contínua, baseada em competências na educação militar.