Browsing by Author "Baptista, Ana Rita dos Santos Lopes"
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- Sentimentos, preocupações e perspetivas de futuro das famílias com filhos/as com perturbação do desenvolvimento - histórias de vidaPublication . Baptista, Ana Rita dos Santos Lopes; Rosário, Carlos do; Mendes, ElisabeteEnquanto profissionais de educação, os professores convivem diariamente com famílias que vivem bem de perto a realidade das dificuldades de aprendizagem e também, em muitos casos, das perturbações do desenvolvimento. O contexto educativo é conhecido pelos professores enquanto agentes educadores, mas não está ao seu alcance o conhecimento de toda a realidade, que rodeia a perturbação do desenvolvimento no seio familiar. Parecem ser ainda desconhecidos alguns dos sentimentos, pensamentos, medos e reais necessidades que fazem parte destas famílias, que uma vez conhecidos, poderiam constituir meios facilitadores, em ambiente escolar, do processo de intervenção junto delas. Com a realização desta investigação pretendeu-se contribuir com testemunhos genuínos, as histórias de vida de quem vivencia a problemática da perturbação do desenvolvimento diariamente, para a compreensão dos sentimentos, preocupações, estratégias de adaptação e capacidade de resiliência dos pais, face a um acontecimento inesperado e possivelmente traumático, gerador de stress, angústia e ansiedade, que coloca a família em situação de vulnerabilidade e risco, exigindo reajustamentos individuais, familiares e sociais. O interesse científico deste estudo prende-se com a compreensão da experiência vivenciada pelas famílias de crianças com perturbação do desenvolvimento, conhecendo, em discurso direto, os seus sentimentos, as suas preocupações do presente e do futuro, as necessidades sentidas e as perspetivas das famílias com crianças com perturbações do desenvolvimento. Neste estudo participaram quatro famílias com uma característica em comum, a existência de um/a filho/a com perturbação do desenvolvimento, tendo sido elaborado um guião de entrevista e cada família foi convidada a contar a sua história de vida. Podemos concluir que na generalidade as famílias apresentam preocupações e perspetivas de futuro muito idênticas, embora cada uma delas tenha formas diferentes de reagir perante a perturbação do desenvolvimento que afeta o/a seu/sua filho/a.