Browsing by Author "Baptista, Ana Catrina Martins"
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- Representações usadas na resolução de problemasPublication . Baptista, Ana Catrina Martins; Boavida, Ana MariaO estudo que apresento tem como propósito analisar e compreender as representações matemáticas que os alunos utilizam para resolver problemas e o seu papel no processo de resolução. Para tal efeito, formulei duas questões: 1. Que representações usam os alunos para resolver problemas? 2. Que funções têm as representações usadas pelos alunos e como se relacionam? No enquadramento teórico debruço-me sobre a importância da resolução de problemas, o significado de problema, tipologias de classificação de problemas de um ponto de vista educativo e aspetos importantes do processo de ensinar a resolver problemas. Além disso, refiro o significado e o papel das representações matemáticas, tipos de representações e a relevância de se estabelecer conexões entre elas. Em termos metodológicos, este estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa de investigação e constitui uma investigação sobre a prática. Como métodos de recolha de dados, usei a observação participante, a recolha documental e entrevistas clínicas. Os participantes deste estudo foram alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade, de uma escola de Setúbal. Durante o tempo dedicado à intervenção pedagógica explorei seis problemas, integrados no domínio Números e Operações, em contexto de sala aula. No final do estágio, selecionei dois alunos, a quem realizei entrevistas clínicas, tendo por ponto de partida a proposta de resolução de problemas. Os resultados deste estudo relevam que as representações ativas não tiveram grande destaque enquanto meio de apoio à resolução de problemas. Os alunos recorreram, na grande maioria, a dois tipos de representações: icónicas e simbólicas. No que se refere ao primeiro tipo, usaram esquemas ou diagramas para organizar visualmente as informações de que dispunham e para resolver os problemas. Além disso, utilizaram desenhos com a mesma função que se caracterizavam por serem pouco pormenorizados. As representações simbólicas eram usadas para resolver o problema e para verificar o resultado. A maioria das representações icónicas tinham, também, elementos simbólicos, nomeadamente números ou operações. Saliento que, habitualmente, partiam das representações menos abstratas para as mais simbólicas, estabelecendo relações entre si.