Browsing by Author "Baltazar, Ana Lúcia Salgueira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Articulação curricular para a aprendizagem da língua e da matemática: uma proposta para o 4.º ano de escolaridadePublication . Baltazar, Ana Lúcia Salgueira; Veiga, Mariana; Mendes, Maria de FátimaO estudo apresentado no presente relatório de investigação surge no âmbito da unidade curricular de Estágio IV do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Centra-se no tema da articulação curricular entre a língua e a matemática, mais especificamente no que diz respeito à escrita e à geometria e medida, tendo sido desenvolvido numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, a questão definida para este estudo foi “De que forma uma proposta de articulação curricular desenvolvida numa turma do 4.º ano de escolaridade contribui para a aprendizagem da língua e da matemática?” e é orientada por dois objetivos que visam compreender: (i) de que forma a divulgação da cidade representada pela maquete contribui para o desenvolvimento de competências de escrita e, (ii) o modo como a construção da maquete de uma cidade contribui para a aprendizagem de conceitos e procedimentos geométricos e de medida. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa. No que diz respeito à recolha e análise de dados, as técnicas utilizadas foram a observação participante e a recolha documental e a técnica de análise de dados à qual se recorreu foi a análise de conteúdo. Relativamente aos principais resultados obtidos e conclusões deste estudo, é possível aferir que através da proposta de articulação curricular desenvolvida foi possível desenvolver conteúdos de geometria e medida, nomeadamente relativos aos sólidos geométricos, área e comprimento e, na área do português, competências de escrita a partir da divulgação da cidade construída através do género textual do folheto.