Browsing by Author "Antunes, Camila Sofia Cortesão"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Prevenção e controlo da hemorragia na pessoa em situação crítica - Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem à Pessoa em Situação CríticaPublication . Antunes, Camila Sofia Cortesão; Pereira, FilipeO presente documento, designado Relatório de Estágio de natureza profissional, foi realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área à Pessoa em Situação Crítica (MEMCPSCT), nos termos do plano de estudos do curso em funcionamento na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP). O conteúdo deste relatório resulta da frequência das Unidades Curriculares “Estágio de natureza Profissional com relatório” (Módulo I - 15 ECTS e Módulo II - 30 ECTS). A matriz estrutural deste documento orienta-se à demonstração do processo de desenvolvimento de competências comuns e especificas do Enfermeiro Especialista nesta área, de acordo com os Regulamentos nº140/2019 e nº429/2018 da Ordem dos Enfermeiros (OE). Para além disso, procura deixar evidente um perfil de aptidões que sustentam a obtenção do grau académico de mestre, nos termos do Regulamento do Segundo Ciclo da ESEP. Em conjunto, o Módulo I e Módulo II, deste estágio de natureza profissional, visaram o desenvolvimento de competências essencialmente clínicas, com particular enfoque na Prevenção e Controlo da Hemorragia na Pessoa em Situação Crítica. Esta temática foi considera como pretexto e guia da aprendizagem, sem que daí resultasse qualquer obstáculo ao desenvolvimento integral de todas as competências que sustentam o perfil do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. O documento apresentado está divido em três grandes partes. A primeira, corresponde à caracterização dos contextos clínicos nos quais se desenvolveram as atividades de estágio (Módulo I e II), nomeadamente: Unidade Cuidados Intensivos Polivalente, Serviço de Urgência e Unidade Cuidados Intensivos Coronários. A segunda parte do relatório inclui três “estudos de caso”, focados em clientes com quadros de Hemorragia / perdas sanguíneas graves, nos quais se percorre o processo de conceção de cuidados. A terceira parte do relatório, reporta um exercício reflexivo em torno dos contributos que as distintas experiências de estágio outorgaram para o desejado desenvolvimento de competências. Os três locais de estágio ou “clínicas de ensino” que tive oportunidade de frequentar, a tutoria disponibilizada e a orientação dos docentes foram adequados às necessidades que experimentei e permitiram, através de uma metodologia de “reflexão sobre a ação e para a ação”, alcançar os objetivos que defini. Neste percurso, os seminários e as aulas de orientação tutorial representaram espaços de partilha absolutamente fundamentais. Do percurso realizado concluo que, sem prejuízo do adquirido, o desenvolvimento de competências é um processo contínuo e dinâmico, que, como é óbvio, não se esvazia em percursos académicos. Contudo, este tipo de marcos e processos formativos criam hábitos e permitem a internalização de modos de agir e conceber cuidados que ficam como alicerces para o futuro e para um caminho mais independente. Em termos conclusivos, este estágio de natureza profissional, para além das oportunidades de aprendizagem que proporcionou, abriu horizontes, permitiu o contacto com outras realidades e outras formas de olhar para o cuidado à pessoa em situação crítica, o que alarga a gama de recursos que, agora, tenho disponíveis.