Browsing by Author "Amaro, Ana Sofia Ramos Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Observação de Segurança Comportamental Numa Oficina AutomóvelPublication . Amaro, Ana Sofia Ramos Rodrigues; Lima, PauloPretendeu-se com este estudo observar os comportamentos de segurança dos trabalhadores de uma oficina automóvel, que permitiu verificar que comportamentos inseguros podem ser corrigidos/evitados através de formação e informação dirigidas aos trabalhadores. As áreas em estudo foram: Mecânica, Electricista, Bate-Chapa e Preparação e Pintura. As observações realizaram-se no horário de trabalho da tarde nas instalações da oficina. Foi elaborado e utilizado um Cartão de Observação de Segurança Comportamental de modo a identificar, mensurar e registar todos os comportamentos seguros e inseguros. Apesar de todos os comportamentos serem registados na observação apenas os actos inseguros foram alvo de estudo neste trabalho. Foi efectuada uma formação a todos os trabalhadores observados e distribuído um folheto informativo no final da acção. Este folheto foi depois distribuído às chefias, pessoal da administração e outros trabalhadores da empresa. Ficou também disponível para consulta por parte de clientes, fornecedores e outros. Posteriormente à formação os trabalhadores foram novamente observados e todos os seus comportamentos (actos inseguros) registados. Depois da análise efectuada aos comportamentos anteriores e posteriores à formação foi proposto um conjunto de medidas a implementar de modo a diminuir os actos inseguros derivados dos comportamentos de cada trabalhador. Na maioria das visitas, e de um modo informal, havia alguns diálogos com os trabalhadores sobre o motivo e importância deste estudo (dissertação) para a melhoria das suas condições de trabalho na alteração dos seus comportamentos. De uma forma geral, os resultados sugerem que as observações comportamentais são um dos caminhos a ser utilizado pelas empresas na redução dos actos inseguros praticados pelos trabalhadores. Como forma de materializar e corrigir o que é observado foi verificado que o formato de comunicação escolhido pela empresa é um meio importante para fazer chegar a informação pretendida aos seus trabalhadores.