Browsing by Author "Alves, Raquel Évora Andrade"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Cuidar para a promoção da saúde :Publication . Alves, Raquel Évora Andrade; Diogo, PaulaA Promoção da Saúde é considerada uma ação primordial do enfermeiro no cuidado à criança, ao jovem e à família. Cuidar e educar em enfermagem complementam-se, capacitando desta forma a população na aquisição de maior autonomia e consciência da sua saúde, e contribuindo para uma reflexão crítica e informada das suas escolhas e tomadas de decisão. Atendendo a esta realidade, cuidar para a promoção da saúde na infância é uma das responsabilidades do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP), sendo considerado pela Ordem dos Enfermeiros (2017) como um foco primordial, objetivando a educação e a maximização do potencial de crescimento e desenvolvimento infantil, assim como a gestão do bem-estar da criança, através das orientações antecipatórias direcionadas às famílias. De modo a desenvolver as competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros, para obter o título de EEESIP, tive oportunidade de estagiar em vários contextos de saúde infantil e pediatria, contribuindo de forma significativa para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. O presente relatório apresenta a descrição e reflexão do percurso formativo, analisando de forma crítica e construtiva as experiências vividas e atividades desenvolvidas, baseadas no meu projeto de estágio com o tema: Cuidar para a promoção da saúde: Intervenções de enfermagem na maximização do potencial de crescimento e desenvolvimento infantil e juvenil. A orientação conceptual que sustentou a experiência formativa foi o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. No entanto, enquadro o meu percurso de igual modo, na Teoria do Cuidar de Jean Watson, referindo-se à enfermagem como sendo uma disciplina científica e prática, que une a ciência com o cuidar, que se baseia na visão holística e humanista, dois pilares dos cuidados em enfermagem pediátricos. Ao longo deste caminho surgiram imprevistos, experiências inesperadas, crescimento profissional e de igual modo pessoal, levando à adaptação e (re)construção de saberes.