Browsing by Author "Alves, Mariana Gaio"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem ao longo da vida e ensino superiorPublication . Alves, Mariana Gaio; Oliveira Pires, Ana Luisa
- Continuing vocational training in local government in Portugal, 2000-05: What has changed?Publication . Cabrito, Belmiro Gil; Simão, Ana Margarida Veiga Simão; Alves, Mariana Gaio; Almeida, António JoséLocal government in Portugal had a good opportunity to modernise through the Programa de Formação para as Autarquias Locais (Foral) [Training programme for local authorities], implemented between 2000 and 2005. Substantial financial resources were made available through the programme to retrain local government human resources in order to improve coordination between services, respond to requests from local inhabitants, and equip municipalities with technical and human resources. The programme was in operation for six years and its development and outcomes can now be assessed. Starting from an analysis of local authority ‘social balance sheets’ in two key years (2000 and 2005) and from information obtained as part of a process for assessing the impact of the Foral programme (2006), some of the changes brought about in local government due to the effects of the programme are presented and discussed.
- DESCOLA: reconfigurações e reiterações da gramática escolarPublication . Gomes, E. X.; Oliveira Pires, Ana Luisa; Alves, Mariana GaioReconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa DESCOLA – a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “Em que medida o DESCOLA reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no DESCOLA, mas também de interrupções dessa mesma gramática, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação.
- Descola: reconfigurações e reiterações da gramática escolarPublication . Gomes, E. X.; Oliveira Pires, Ana Luisa; Alves, Mariana GaioReconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa DESCOLA – a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “Em que medida o DESCOLA reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no DESCOLA, mas também de interrupções dessa mesma gramática, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação.
- Dimensions of "Work Process Knowledge"Publication . Oliveira, Maria Teresa; Oliveira Pires, Ana Luisa; Alves, Mariana Gaio
- Entre escolas e equipamentos de arte e cultura: em busca de outros tempos e espaços de educaçãoPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Alves, Mariana Gaio; Gomes, E. X.