Browsing by Author "Alves, Maria Abrantes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Team coaching, arte e turismoPublication . Alves, Maria Abrantes; Gustavo, NunoOs seres humanos uma vez integrados na sociedade, desenvolvem-se de acordo com o ritmo da mesma, ainda que fatores como a educação, o trabalho, os valores éticos, entre outros, possam acrescentar mudanças a esse crescimento. Ao observar essa realidade, podemos afirmar que é inevitável as renovações que se produzem nos indivíduos quando existem interações. No universo empresarial acontece precisamente o mesmo, acrescentando o facto de este ser composto por componentes tanto externas como internas. Sendo este um meio cada vez mais competitivo, torna-se urgente fomentar e consolidar o trabalho em equipa, de modo a influenciar positivamente a performance da empresa. As artes em união com o coaching surgem como proposta para trabalhar a relação com o “eu” e o “eu” e o “outro”, através de momentos lúdicos ou de reflexão, mas que no seu conjunto sejam a quebra para a rotina de cada um. Acreditamos que estes elementos juntos podem ajudar as organizações no seu desenvolvimento, pretendendo, desta forma, colmatar as necessidades de um mercado em constante transformação. Esta investigação inicia-se com uma revisão de literatura onde são apresentadas as bases da problemática relativas ao desenvolvimento pessoal e profissional como fonte inovadora e renovadora do ramo empresarial, mas com principal destaque para a nova relação entre o coaching e as artes num ambiente de lazer e bem-estar. Partindo do modelo de Cooper do desenvolvimento de novos produtos (DNP), validamos o conceito através da realização de três focus group, a partir dos quais conseguimos obter informações pertinentes para a sua validação e consequente desenvolvimento. Nesta última fase construímos o novo produto, criando a marca “Quinta Artística” com oferta do produto “Art & Coaching”, apresentando um protótipo daquilo que será o futuro desta semente que começa agora a crescer. Para finalizar, recolhemos informação com recurso a inquérito por questionário dirigido aos funcionários de quatro PME’s. Estes foram interrogados sobre o ambiente interno e o modo como se sentem relativamente ao seu local de trabalho. Com base neste levantamento de informação, conseguimos detetar as falhas existentes no mercado ao nível da comunicação e das relações interpessoais, independentemente de o tipo de trabalho fazer o próprio trabalhador feliz.