Browsing by Author "Almeida, Joana Bernardino de"
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- Criação de modelo de avaliação da personalidade da marca, com base no modelo Big Five: estudo de caso da marca La RedoutePublication . Almeida, Joana Bernardino de; Cruz, RuiA investigação aqui proposta, realizada no âmbito de uma dissertação de mestrado, visa estudar o modelo denominado por Big Five da autora Jennifer Aaker (1997) e posteriormente, utilizar esse mesmo modelo como base na construção de um novo modelo de avaliação da personalidade da marca adaptado à realidade digital existente. Foi utilizado como caso específico a marca La Redoute que, desde 1997 inaugurou o seu site e desde então conseguiu-se tornar um sucesso de vendas a nível nacional. Para o desenvolvimento da dissertação, a estratégia de investigação utilizada foi composta por uma recolha de dados secundários e também de dados primários sendo que na primeira fase foi elaborada uma revisão bibliográfica que permitiu uma recolha de informações relacionadas com a personalidade marca tais como, o comércio eletrónico, o marketing digital, e principalmente a marca utilizada como estudo de caso. As conclusões retiradas da revisão bibliográfica serviram para definir a metodologia de investigação utilizada no estudo assim como na construção das dimensões no modelo posteriormente desenvolvido. A realização deste estudo foi auxiliada por uma metodologia quantitativa que contou com a resposta de 316 inquiridos com idades compreendidas entre os 18 e os mais de 50 anos a um questionário divulgado inteiramente online. Este questionário foi aplicado a uma amostra não-probabilística, por conveniência e amostragem por bola de neve. Como principais conclusões, verificou-se a existência de correlações significativas entre a perceção do website e a perceção da marca, assim como correlações significativas entre a perceção do online e a perceção da marca quanto à transição da mudança de vendas por catálogo para vendas online.