Browsing by Author "Almeida, Abílio"
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- Equipamento Auxiliar de Apoio à Prontidão Operacional – Manutenção, Gestão e OperaçãoPublication . Almeida, AbílioO Equipamento Auxiliar de Apoio à Prontidão Operacional, devido à sua importância na cadeia de prontidão de aeronaves, deve apresentar um elevado índice de operacionalidade e contribuir para o cumprimento da missão onde e quando necessário. A Força Aérea Portuguesa (FAP), debata-se com graves problemas a nível de manutenção, operação e gestão de Ground Support Equipment (GSE), principalmente em Unidades com mais que um utilizador, ou seja, com mais que uma Esquadra de voo. Estas lacunas advêm de reestruturações internas, falta de uniformização de procedimentos e indefinição quanto ao órgão gestor. Tornava-se portanto essencial analisar o enquadramento legislativo em vigor na FAP, incluindo alguns diplomas previstos na lei, identificar o que nas Unidades Base se faz menos bem nessa área e recomendar a implementação de um sistema de gestão de GSE, tendo em vista a sua optimização. Para conduzir este estudo foi seguido o método científico de investigação descritiva. Partiu-se de uma pergunta inicial, da qual derivaram duas questões e se formularam quatro hipóteses de trabalho. Para obter informação para análise foi realizada uma fase exploratória recorrendo a leituras bibliográfica de manuais doutrinários, legislação e documentos oficiais e foram realizadas várias entrevistas e visitas às Unidades. Da análise efectuada, verificou-se que a legislação ao nível funcional se encontra obsoleta desde 1999, data em que, por decisão superior se procedeu à reorganização do CLAFA. O equipamento auxiliar nas Unidades Base, está organizado de forma diversa e nem sempre de acordo com os manuais em vigor; muito do pessoal que opera viaturas especiais não possui o Certificado de Aptidão Profissional, conforme preconizado na lei; a qualidade da manutenção, na maioria das Unidades, não é aferida periodicamente através de inspecções técnicas sectoriais. Concluiu-se que a FAP necessita de definir requisitos, competências, procedimentos e responsabilidades, tendo em vista a implementação de um modelo eficiente de gestão, manutenção e operação do equipamento auxiliar de apoio à prontidão operacional. Abstract: The Auxiliary Equipment in Support to the Operational Readiness, due to its importance in the chain of the aircrafts readiness, must have a high index of operationality and contribute to the execution of the mission when needed. The Portuguese Air Force (POAF), is struggling with serious problems in maintenance, operation and management of Ground Support Equipment (GSE), specially in Units with more than one user, in other words, with more than one flight Squadron. These gaps occur as a result of the internal restructurings, lack of standardization procedures and undefined management responsibility. Before it became essential to analyze the actual legal framing in the POAF, including some foreseen diplomas in the law, to identify what is done not so well in the Air Base in this specific area and recommend the implementation of a management system in the GSE, with the objective of optimization. The main tool used in this individual investigation was the Quivy scientific method. Starting with an initial question, which derived in two questions and four hypotheses were formulated. All obtained information for analysis was done on the exploratory phase with the doctrinaire bibliographic manuals, legislation and official documents reading and accomplished with interviews and visits to some air bases. The analysis done, we verified that the legislation at the functional level is obsolete since 1999, in witch was proceeded a reorganization change by superior decision. The auxiliary equipment from the Air Bases, is organized in a way that its not acceptable according to the actualised manuals; personnel operating special vehicles does not posses the adequable Professional Certification to operate with such equipment, according to the law; the quality of maintenance, in the majority of the air bases is not periodically verified through specific technical inspections. In the end the conclusion stated was that POAF needs to define requirements, competences, procedures and responsibilities, in the way of an implementation of an efficient model of management, maintenance and operation of auxiliary equipment in support of operational readiness.