Browsing by Author "Aguilar, Raquel Amaro Campos de"
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- A influência dos Instagrammers no mundo do FitnessPublication . Aguilar, Raquel Amaro Campos de; Leal, Maria do CarmoO objetivo global desta investigação passa por perceber qual a influência percebida dos influenciadores digitais, mais especificamente, dos Instagrammers, no mundo do fitness do ponto de vista dos influenciados. Na sequência do objetivo global da investigação, são identificados os objetivos específicos da presente investigação: perceber quais os tipos de conteúdos colocados pelos Instagrammers que mais impacto têm para os seguidores; perceber se a promoção feita pelos Instagrammers, a nível de produtos/marcas de fitness, pode suscitar alguma desconfiança junto dos influenciados; perceber se quando os influenciados alcançam os objetivos esperados, por parte dos influenciadores, ganham eles também interesse em começar a influenciar outras pessoas. Esta investigação é pertinente pois o Instagram tornou-se, cada vez mais, uma importante ferramenta de trabalho e extraordinariamente popular junto de uma geração assídua nas redes sociais. Os influenciadores digitais ganharam oportunidades de crescerem no que diz respeito aos seguidores e conseguiram tornar-se cada vez mais presentes na vida dos mesmos, sendo, com frequência, veículos de dinamização de ideias, comportamentos e endosso de marcas. O método utilizado nesta investigação é um método misto, com uma abordagem quantitativa, com recurso a um questionário auto-preenchido por aqueles que são influenciados por líderes de opinião. Neste questionário, as questões não obedecem a qualquer modelo previamente estruturado, dado que não foi possível encontrar investigação realizada sobre o tema em estudo, Assim, as questões introduzidas são as que propiciam respostas conducentes aos objetivos traçados e que resultam dos insights obtidos na primeira faze metodológica – entrevistas semi-estruturadas com dois influenciadores, onde se procurou perceber as motivações do lado de quem influencia. Os resultados desta investigação revelam que os influenciadores devem apostar mais em conteúdos como os Instagram Stories, pois são estes os mais procurados pelos utilizadores. Devem também empenhar-se na honestidade, serem conselheiros e falarem apenas consoante o seu conhecimento. A nível da publicidade os utilizadores do Instagram concordam que os influenciadores sejam pagos para promover marcas, no entanto, acham que a maior parte das marcas que estes promovem não são marcas que os influenciadores utilizam ou confiam. Os questionados referem que se sentem entusiasmados a influenciar outras pessoas, quando se sentem motivados a isso e quando os objetivos antes dispostos por eles foram alcançados pelos mesmos, perante influência de outros Instagrammers.