Browsing by Author "Afonso, Ricardo Morgado"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A metamorfose do SEO em AEO: a reinvenção dos motores de busca na era da Inteligência Artificial generativa e conversacionalPublication . Afonso, Ricardo Morgado; Marques, Carlos ReisO modo como os consumidores interagem com a informação digital está a ser discretamente reconfigurado por sistemas conversacionais baseados em inteligência artificial. Esta dissertação parte dessa transição silenciosa, da busca por palavras-chave à obtenção de respostas moldadas por linguagem natural, para investigar como as marcas e organizações podem manter a sua presença visível num ambiente digital que já não se comporta como uma lista de resultados, mas como um diálogo orientado por algoritmos que agem de forma humanizada. Este estudo exploratório examina a evolução do tradicional SEO (Search Engine Optimization) para o AEO (Answer Engine Optimization), com especial foco na sua influência sobre a visibilidade digital para os consumidores nas suas pesquisas online. Esta dissertação foi construída com base em duas frentes complementares: entrevistas aprofundadas com profissionais do marketing digital e um inquérito aplicado a utilizadores digitais de diferentes perfis. Os resultados sugerem que os utilizadores começam a confiar, de forma natural, em ferramentas de IA que simplificam, interpretam e antecipam as suas dúvidas, valorizando não apenas a rapidez, mas também a forma como a resposta parece compreender a sua intenção. De forma complementar, os especialistas revelam consciência das alterações em curso e apontam para a necessidade de se reimaginar a forma como se cria conteúdo e se mede autoridade digital se queremos ser vistos. Esta tese de mestrado contribui com um olhar prático e ponderado sobre esta metamorfose, oferecendo pistas úteis para profissionais de marketing que desejem permanecer relevantes num ecossistema em que ser encontrado depende, cada vez mais, da forma como se é compreendido, não apenas pelo utilizador, mas também pela IA, que irá decidir o que é visto, quando e por quem.
