Browsing by Author "Abrantes, Jorge Manuel de Oliveira Flor"
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- Importância do transporte aéreo no turismo: o caso dos voos charters para o BrasilPublication . Abrantes, Jorge Manuel de Oliveira FlorO transporte aéreo tem um papel fundamental para o progresso do turismo internacional. As companhias charters tiveram igualmente um contributo importante para a abertura de novos mercados, sendo essenciais ao desenvolvimento do turismo organizado (ITC) para esses destinos. O mercado charter de Portugal para o Brasil iniciou-se em 2000, apesar dos muitos e sucessivos pedidos de anterior liberalização do mercado turístico português para aquele país anteriormente a esta data, nomeadamente dos operadores turísticos. Esta abertura do mercado aos charters levou a um crescimento exponencial dos voos charters para variados destinos no Nordeste do Brasil, muitos dos quais, até aí, completamente desconhecidos dos turistas portugueses. A consolidação do hub da TAP Portugal, como a companhia aérea preferencial entre a Europa e o Brasil, foi a base de sustentação para o aumento do número de voos para os destinos já existentes e para novos destinos no Brasil. O excesso de oferta, a saturação do destino, a valorização do real mas, mais importante, a alteração da frota de longo curso da TAP Portugal, para aviões de maior capacidade, permitiu-lhe oferecer esta capacidade adicional a preços competitivos aos operadores turísticos nacionais. Esta situação colocou um ponto final nos charters regulares para o Brasil, pois os operadores continuaram a programar o destino como anteriormente, com flexibilidade, qualidade no produto oferecido e sem assumir riscos. A presente dissertação pretende analisar a evolução do mercado charter para o Brasil desde a sua abertura, visando ao mesmo tempo compreender as principais alterações ocorridas na última década. As conclusões do trabalho demonstram que a alteração da política comercial da TAP contribuiu decisivamente para a queda do mercado charter para o Brasil, ao mesmo tempo que, a investigação também revelou que o decréscimo dos voos charters teve um impacto directo no declínio do número de turistas portugueses para o Brasil.
- Turismo e transportes: estudo de frota de uma companhia aéreaPublication . Abrantes, Jorge Manuel de Oliveira FlorO transporte aéreo, como reconhecido pelas principais organizações internacionais, tem dado e continuará a dar um contributo importante para o desenvolvimento do turismo. A ligação direta entre transportes e turismo tem, contudo, sido investigada de forma individual pelos transportes e pelo turismo e raramente se dá a combinação entre ambas as realidades. O processo de seleção de frota numa empresa de transporte aéreo, independentemente, do seu modelo de negócio, tem um papel fundamental na estratégia de longo prazo da empresa, seja pelo volume de investimento a realizar, seja pela duração dos contratos a negociar. Mas só com o crescimento das frotas se continuará a assistir ao crescimento do turismo. No entanto, as empresas e organizações turísticas desconhecem, quase sempre, qual o processo que está por detrás da seleção de um novo avião. Numa empresa charter esse processo e inerente risco é ainda mais complexo, face à imprevisibilidade da procura, decorrente do seu modelo de negócio, onde a falta de regularidade na operação pode assumir papel predominante. O objetivo do presente relatório é analisar o processo de incorporação de um novo avião na frota de uma empresa aérea, tendo em consideração o comportamento do mercado e os pressupostos definidos ao nível dos rendimentos e gastos previsionais ao longo da vida do contrato. Ao mesmo tempo, pretende-se sensibilizar os decisores no setor do turismo sobre um novo modo de olhar o negócio de uma companhia aérea para potenciar sinergias futuras em prol do turismo. A necessidade de conjugação de diferentes hipóteses de trabalho, devido à volatilidade da operação – e considerados quer em modelo de negócio aéreo charter quer como companhia regular –, leva, mesmo assim, a que o investimento a empreender tenha de ser muito bem ponderado, face aos riscos associados às alterações de mercado e de rubricas operacionais com impacto direto na exploração.