ISEC Lisboa - Mestrado em Intervenção Precoce
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Intervenção Precoce by Author "Albergaria, Raquel"
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- Práticas baseadas em evidências nos contextos inclusivos de jardim de infância: intervenções inseridas nas rotinasPublication . Albergaria, Raquel; Amado, Nuno; Corval, RaquelPartindo da importância de promover práticas de qualidade e baseadas em evidências no que diz respeito à inclusão de crianças com incapacidade, o objetivo deste estudo é avaliar o impacto de uma ação de desenvolvimento profissional, nas competências e capacidades dos profissionais que trabalham com crianças com incapacidade entre os três e cinco anos, relativamente ao processo de tomada de decisão e implementação de intervenções inseridas nas rotinas. Esta ação de desenvolvimento profissional, baseada nos módulos do Projeto CONNECT e utilizando os materiais por ele disponibilizados, foi realizada em três sessões de 2h30m. Participaram neste estudo oito profissionais a desenvolver atividade em jardins de infância inclusivos. Os seus conhecimentos acerca da temática em estudo foram avaliados nos momentos pré e pós formação através da análise de um caso hipotético. Foi ainda utilizada uma subamostra de três educadoras, com o objetivo de se avaliarem as suas práticas. Estas educadoras foram submetidas a observações gravadas em vídeo das rotinas diárias das suas salas, também antes e após a ação de desenvolvimento profissional. As observações foram posteriormente avaliadas com uma versão experimental traduzida em português da Inclusive Classroom Profile (ICP), escala de observação estruturada (Soukakou, 2007), que permitiu averiguar a qualidade das respostas e das práticas diárias da sala face às necessidades das crianças com incapacidade. Verificou-se um enriquecimento nos conhecimentos dos participantes acerca das intervenções inseridas nas rotinas e dos processos de tomada de decisão, tendo-se obtido valores significativamente superiores na análise de caso posterior à formação. Quanto às práticas das educadoras, não se verificaram diferenças significativas antes e após a formação. Por fim, através da avaliação da adequabilidade e satisfação dos participantes acerca da ação de desenvolvimento profissional, os participantes consideraram a formação adequada, embora de curta duração. Os resultados são discutidos tendo em conta as suas implicações a nível da formação dos profissionais.