RDIPB - D-ECSC - Comunicações sem Peer Review
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Browsing RDIPB - D-ECSC - Comunicações sem Peer Review by Author "Morgado, José"
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- Representações sobre a diferença: a visão de crianças e jovensPublication . Santos, Maria Teresa; Morgado, JoséQuando hoje falamos em educação inclusiva, não podemos dela dissociar as reflexões em torno da diferença. Tratando-se dum conceito multidimensional, as diversas investigações que sobre ele se têm debruçado, fazem-no focando um tipo específico de diferença, seja ela de natureza biológica, cultural, étnica ou outra. Neste trabalho, não quisemos confiná-la a uma única das suas possíveis dimensões, pelo que partimos para o trabalho empírico de modo aberto, e assim, focalizámos a atenção nas representações da diferença em crianças e jovens de 9, 12 e 15 anos (607 sujeitos), a frequentarem o ensino básico e secundário da cidade de Beja. Muitos foram os contributos teóricos que de vários domínios da Psicologia e das Ciências Sociais e da Educação nos inspiraram e portanto, também aqui, quisemos proporcionar o cruzamento de diferentes pontos de vista. Por sua vez, o modelo de investigação é de matriz qualitativa e os instrumentos utilizados, a narrativa e a entrevista. Nesta comunicação apresentaremos alguns dos resultados obtidos e partilharemos as reflexões suscitadas não só pela caracterização que os sujeitos fazem do Outro que é tido como diferente, como também das relações que julgam ou concebem com ele estabelecer.
- Who is the one I find different from me?Publication . Santos, Maria Teresa; Morgado, JoséDifference and Diversity are concepts upon which inclusive school development should be rooted. However, when one talks about difference, the meaning attributed to that concept assumes a great spectrum of possible explanations, certainly based on individual experience and one’s framework of analysis, expressed through a particular world view. The main goal of this research project is to understand how school children and youngsters conceive difference, in other words, what kind of characteristics are stressed when they describe someone they find much different from them and what kind of relationships they think possible to establish with that person. The population was chosen among children and youngsters of all the public schools of Beja (Portugal), constituting three age groups of 9, 12 and 15 years old. In this research we used the written narrative as a method of analysis. What is proposed in this paper is to discuss some of the preliminary results and reflect upon some questions raised, which may bring a different perspective on inclusive education.