IP - ISEITV - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IP - ISEITV - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu by advisor "Andrade, Alexandre Alberto da Silva"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Ensino da Guitarra: Comparação entre o Conservatório Regional de Música de Viseu e Academia de Música de Vilar Paraíso - Estudo de casoPublication . Coelho, António; Andrade, Alexandre Alberto da SilvaO presente trabalho tem como tema principal o ensino da guitarra e consiste num estudo de caso, envolvendo duas instituições de ensino, o Conservatório Regional de Música de Viseu e a Academia de Música de Vilar Paraíso, objetivando saber quais as competências (motoras, técnicas expressivas e de leitura) que os alunos necessitam de ter para finalizar o 2.º ciclo do ensino da guitarra. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo, com enfoque transversal, com aplicação de um questionário a 9 professores de guitarra clássica. Os resultados revelam que, a nível das competências motoras, os professores de ambas as escolas referiram a colocação da mão esquerda na IIª e IIIª posição, estando em conformidade com o programa. Quanto às competências técnicas, nenhum professor do Conservatório Regional de Música de Viseu fez referência aos harmónicos naturais, sendo esta uma competência integrada no programa da escola; 2 professores da Academia de Música de Vilar Paraíso consideram que esta é uma competência técnica que os alunos devem possuir, apesar de não constar do programa da escola; 2 professores do Conservatório Regional de Música de Viseu indicaram o uso da barra, bem como 1 professor da Academia de Música de Vilar Paraíso, ainda que esta competência não faça parte do programa. No que se refere às competências expressivas, na globalidade, há uma homogeneidade de respostas por parte dos professores de ambas as escolas. Concluiu-se que o que os professores põem em prática para finalização do 2.º ciclo de guitarra nem sempre está em conformidade com os programas de ambas as escolas, sugerindo que os programas são orientações guias não fórmulas rígidas que tenham de ser seguidas.
- Metodologias Motivacionais no Ensino da GuitarraPublication . Oliveira, Ivo Cyril da Cruz Cravo; Andrade, Alexandre Alberto da SilvaO presente Relatório Final incide sobre a utilização de metodologias no Ensino de Guitarra Clássica que, potencialmente, aumentam a motivação para o estudo e progresso do aluno em cada aula e, posteriormente, no Ensino Especializado da Música. A aprendizagem instrumental reveste-se de complexibilidade devido às competências exigidas, tornando essencial que o professor adote uma atitude pedagógica que favoreça a didática e deixe o aluno motivado. A motivação reveste-se de polissemia nas últimas décadas, porém, uma breve análise da importância da mesma no processo de ensino-aprendizagem revela-se fulcral para propor metodologias efetivas. Durante a PES (Prática de Ensino Supervisionada), á luz de uma perspetiva metodológica qualitativa com método indutivo, foram aplicadas ferramentas metodológicas a alunos da Escola de Artes da Bairrada, como a oportunidade do aluno escolher uma peça de reportório a analisar, ou fornecer gravações para o estudo em casa, fazendo o aluno o protagonista das suas aprendizagens. Como instrumentos de colheita de dados foram utilizados a observação naturalista e elaboração de planos de aula semanais. Posteriormente, aplicaram-se questionários aos alunos e encarregados de educação de forma a efetivar os objetivos deste estudo. Foi implementada uma sensibilização aos encarregados de educação para a importância do estudo de guitarra através da exibição de um vídeo. Ainda, realizaram-se entrevistas a Guitarristas como Professor João Fuss, Professor Tiago Matias e programaram-se workshops. Concluímos que os alunos se sentiram mais motivados e dedicaram maior quantidade de tempo ao estudo da Guitarra após a implementação das supra citadas. Com isso, aguçou-se o gosto pelo estudo das peças sugeridas pelos programas curriculares vigentes.