IPS - ESE - Escola Superior de Educação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPS - ESE - Escola Superior de Educação by advisor "Botelho, Maria Fernanda"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A escrita colaborativa no 1º ciclo no ensino básicoPublication . Baptista, Ana Filipa da Quinta; Botelho, Maria Fernanda; Sequeira, Ana CristinaPerante as dificuldades sentidas, ao nível da escrita, por alguns alunos da turma do 3º ano, da Escola Básica Pinhal do General, na Quinta do Conde, propôs-se a modalidade da escrita colaborativa, enfatizando, assim, a construção coletiva de aprendizagens, num ambiente adequado à prática, onde o professor tem um papel essencial na gestão de todo o processo de ensino-aprendizagem. Deste modo, procedeu-se a uma revisão de literatura no âmbito da escrita colaborativa, que permitiu evidenciar características próprias desta metodologia, algumas das suas vantagens, bem como algumas das suas limitações, e, ainda, como a mesma pode influenciar no processo de aprendizagem da escrita, e contribuir, assim, para a construção de saberes. Tomando as produções escritas dos alunos um registo importante para a análise e reflexão deste estudo foram realizadas atividades de prática individual, focando a competência escrita de cada aluno, e atividades de prática em pares, baseadas estas mais na parte da colaboração. Nas atividades foram produzidos textos narrativos, descritivos e instrucionais, havendo uma preocupação na implementação de diversos textos com características diferentes uns dos outros. A grande finalidade deste estudo foi tentar perceber de que forma a prática de atividades de escrita colaborativa iriam contribuir para que os alunos melhorassem as suas competências da escrita, a nível individual. Decorrente desta investigação, assente na revisão literária e na metodologia, obtiveram-se algumas conclusões. Alguns dos alunos melhoraram as suas competências de escrita, tendo alguns parâmetros de análise uma melhoria significativa nos resultados finais. É de salientar, igualmente, uma melhoria nas interações entre os alunos, na forma de trabalhar em conjunto e na qualidade do trabalho em grupo desenvolvido em ambiente de sala de aula.